PUCRS oferece bolsas integrais de graduação para pessoas pretas, pardas e indígenas

Interessados/as precisam ter realizado o ENEM entre 2012 e 2022 para poder participar

03/05/2023 - 11h58
PUCRS oferece bolsas integrais de graduação para pessoas pretas, pardas e indígenas

Podem participar da seleção pessoas que estejam em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica/ Foto: Envato

Com o objetivo de tornar o acesso à educação superior mais plural e inclusivo, a PUCRS abre hoje as inscrições para o Programa Raízes. A iniciativa é inédita, e acompanha o Planejamento Estratégico 2023-2027 da PUCRS, cujo um dos direcionadores é a criação de uma comunidade universitária cada vez mais diversa. Neste semestre, a iniciativa irá destinar uma bolsa integral de graduação presencial para candidatos/as pretos/as, pardos/as e indígenas em 19 cursos da Universidade. Nesse primeiro momento, o projeto contemplará estudantes com uma vaga nos cursos oferecidos no Vestibular 2023/2.  

Podem participar da seleção pessoas que estejam em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, que residam em Porto Alegre ou na Região Metropolitana e que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre 2012 e 2022. As inscrições no Programa Raízes permanecem abertas entre os dias 3 e 31 de maio de 2023, exclusivamente neste link. 

Para concorrer a uma bolsa do Programa Raízes, é preciso:   

  • Ser autodeclarado/a preto/a, pardo/a ou indígena; 
  • Ter feito o ENEM entre 2012 e 2022, com nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação; 
  • Ter renda família per capita de até um salário-mínimo nacional; 
  • Ser morador/a de Porto Alegre ou da Região Metropolitana; 
  • Ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou particular (mediante bolsa integral) no município de Porto Alegre ou Região Metropolitana; 
  • Não estar vinculado ao Prouni, seja na PUCRS ou em qualquer universidade; 
  • Não possuir nenhum benefício financeiro ativo junto a PUCRS; 
  • Não possuir diploma de Ensino Superior de nenhuma universidade; 
  • Não ter vínculo ativo ou matrícula trancada em outras instituições; 
  • Inscrever-se no Vestibular da PUCRS 2023/2, por meio da Modalidade 2 (entrada com nota do ENEM). 

Fique ligado/a nas datas importantes: 

Inscrições 

As inscrições no Programa Raízes devem ser realizadas entre 3 e 31 de maio de 2023 exclusivamente neste link. 

Vestibular 2023/2  

Após a realização da inscrição no Programa Raízes, o/a candidato/a deverá realizar sua inscrição no Vestibular da PUCRS, que está com inscrições abertas até o dia 12 de junho. Nessa etapa, é preciso optar pela Modalidade 2 – ENEM.  

Os/as candidatos/as que atenderem aos critérios do Programa Raízes terão sua taxa de inscrição isentada. 

Pré-análise 

Entre os dias 1º e 17 de junho, os documentos dos/as candidatos/as inscritos/as no Programa Raízes entram em pré-análise. 

Avaliação e resultado do Vestibular  

  • 17 de junho: aplicação do Vestibular PUCRS 2023/2  
  • 21 de junho: divulgação dos/as aprovados/as no Vestibular 2023/2 

Primeiro contato  

No dia 21 de junho, a PUCRS irá entrar em contato com os/as candidatos/as aprovados/as na pré-análise para agendamento de entrevista com a Comissão de Heteroidentificação. O contato será feito com os/as candidatos/as a partir do telefone e do e-mail informados na inscrição no Programa Raízes. 

Entrevista 

A entrevista com os/as candidatos/as aprovados/as na pré-análise acontece no dia 22 de junho. 

Resultado  

No dia 22 de junho, a lista de classificados/as e suplentes no processo de seleção do Programa Raízes será divulgada.  

Matrícula 

O período de matrícula dos/as candidatos/as classificados/as se inicia no dia 23 de junho. A matrícula será realizada junto à Central de Atendimento ao Aluno, conforme orientações estabelecidas pela Universidade no processo de Vestibular, que serão informadas aos candidatos/as classificados/as. 

Semestre 2023/2 

As aulas do segundo semestre começam no dia 1º de agosto de 2023. 

SAIBA MAIS E INSCREVA-SE NO PROGRAMA RAÍZES

Tire suas dúvidas 

Quais são os documentos que preciso entregar? Como é o processo?

O/a candidato/a deverá, de acordo com o cronograma estabelecido, anexar os documentos (em formato digital), no formulário digital durante a inscrição no Programa Raízes. Os documentos são: 

  • Cópia do seu RG ou outro documento de identificação com foto válido e vigente no território nacional; 
  • Cópia do certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio; 
  • Cópia de comprovante de residência; 
  • Cópia de comprovante de rendimento pessoal e de familiares dos últimos três meses e a última declaração de imposto de renda (contracheques, extratos bancários, pensões do INSS e outros).  

Fique atento/a: Todos os documentos devem ser enviados no ato da inscrição, sendo anexados exclusivamente em formato digital PDF ao formulário de inscrição online. Não serão aceitos documentos posteriormente, e a falta de algum dos documentos referidos acima desclassifica automaticamente o/a candidato/a. 

Como a nota do ENEM é Calculada?

A pontuação será resultante da média aritmética dos pontos obtidos nas 4 áreas e na redação, divididos por 5, a saber, (N1+N2+N3+N4+N5)/5. Caso o (a) candidato (a) inscrito (a) não seja identificado (a) pelo INEP ou apresente dados incoerentes com os do INEP, sua inscrição na Modalidade II estará automaticamente cancelada. 

Quais cidades da região metropolitanas são contempladas no programa?

Porto Alegre, Alvorada, Araricá, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Charqueadas, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Viamão, Taquara e Triunfo (ADCT – Constituição Estadual do RS, art. 2º, e Leis Complementares Estaduais ns. 10.234/94, 11.198/98, 11.201/98, 11.307/99, 11.318/99, 11.340/99, 11.530/00, 11.539/00, 11.645/01, 13.496/10, 13.853/11 e 14.047/12). 

Como é feito o cálculo de renda?

O resultado da renda per capta é a soma dos rendimentos da unidade familiar dividido pelo número de pessoas que a compõe, de modo que o resultado, por pessoa, não exceda a 1 (um) salário-mínimo nacional. Considera-se unidade familiar as pessoas residentes no mesmo domicílio mediante comprovação, independente do vínculo ou relação existe entre as pessoas que ali vivem.  

Fique atento/a: um (1) salário-mínimo nacional corresponde a R$1.320,00. 

Auxílios do Governo Federal contam na renda familiar?

Não. O Bolsa Família e/ou o Auxílio Brasil e o Benefício da Prestação Continuada não são considerados componentes da renda familiar. 

Quais cursos são contemplados neste edital? E em quais turnos esses cursos serão ofertados?

Administração de Empresas (noite), Arquitetura e Urbanismo (manhã e noite), Ciência da Computação (manhã), Ciências de Dados e Inteligência Artificial (manhã e noite), Ciências Econômicas (noite), Comunicação Empresarial (noite), Direito (noite), Engenharia Civil (noite), Engenharia da Computação (manhã e noite), Engenharia de Software (noite), Engenharia Mecânica (noite), Engenharia Química (noite), Escrita Criativa (noite), História – Licenciatura (manhã), Jornalismo (noite), Psicologia (noite), Publicidade e Propaganda (noite), Sistemas de Informação (noite). 

O que acontece se eu não conseguir estudar no turno do meu curso escolhido?

No caso de indisponibilidade para cursar a graduação na opção de turno e linha de formação indicado pela Universidade, o/a candidato/a será desclassificado/a e o/a suplente será chamado/a. 

Existe alguma taxa para participar?

Não. O Programa Raízes prevê a isenção da matrícula e a concessão de bolsa integral sobre o valor da mensalidade do curso para o qual o/a candidato/a selecionado/a realizou o vestibular. 


Leia Mais Veja todas