PUCRS oferece bolsas integrais de graduação para pessoas pretas, pardas e indígenas

Interessados/as podem se inscrever até o dia 22 de outubro

19/10/2023 - 09h05

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de outubro. / Foto: Giordano Toldo

Dando continuidade ao Programa Raízes, a PUCRS irá ofertar para o primeiro semestre de 2024, bolsas integrais de graduação presencial para candidatos/as pretos/as, pardos/as e indígenas em 20 cursos da Universidade. O objetivo do projeto é tornar o acesso à educação superior mais diverso e inclusivo. Interessados/as podem se inscrever até o dia 22 de outubro.

Podem participar da seleção pessoas que estejam em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, que residam em Porto Alegre ou na Região Metropolitana e que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre 2019 e 2022 para o curso de Medicina ou que tenham feito a prova entre 2012 e 2022 para os demais cursos. Os/as interessados/as também precisam obter aprovação no Vestibular da PUCRS 2024/1 para o respectivo curso pretendido, tendo realizado sua inscrição por meio da Modalidade II (seleção pela nota do ENEM). 

As inscrições no Programa Raízes permanecem abertas entre os dias 28 de setembro até o dia 22 de outubro, exclusivamente neste link. Depois da pré-aprovação da documentação pela comissão de seleção, os/as candidatos/as pré-selecionados precisam se inscrever no Vestibular 2024/1 entre os dias 25 de outubro e 13 de novembro 

Para concorrer a uma bolsa do Programa Raízes, é preciso:   

  • Ler atentamente o edital do Programa Raízes – Edição 2024/1; 
  • Ser autodeclarado/a preto/a, pardo/a ou indígena; 
  • Possuir nacionalidade brasileira; 
  • Ter feito o ENEM entre 2019 e 2022 (Medicina) ou 2012 e 2022 (demais cursos), com nota igual ou superior a 600 pontos (Medicina) e 450 pontos (demais cursos) e não ter zerado a redação;
  • Ter renda família per capita de um salário-mínimo nacional; 
  • Ser morador/a de Porto Alegre ou da Região Metropolitana; 
  • Ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou particular (mediante bolsa integral) no município de Porto Alegre ou Região Metropolitana; 
  • Não estar vinculado ao Prouni, seja na PUCRS ou em qualquer universidade; 
  • Não possuir nenhum benefício financeiro ativo junto a PUCRS; 
  • Não possuir vínculo empregatício com a PUCRS ou outros empreendimentos da Rede Marista, exceto na condição de Jovem Aprendiz; 
  • Não possuir diploma de Ensino Superior de nenhuma universidade; 
  • Não ter vínculo ativo ou matrícula trancada em outras instituições; 
  • Inscrever-se e ser aprovado no Vestibular da PUCRS 2024/1, por meio da Modalidade 2 (entrada com nota do ENEM); 

Fique ligado/a nas datas importantes: 

Inscrições 

As inscrições no Programa Raízes devem ser realizadas entre 28 de setembro a 22 de outubro exclusivamente neste link. 

Pré-análise e Vestibular 2024/1 

Após a realização da inscrição no Programa Raízes, o/a candidato/a passa por uma pré-análise dos documentos, entre os dias 28 de setembro a 23 de outubro. Aqueles que forem aprovados nesta etapa terão seus nomes divulgados no site do Programa Raízes no dia 24 de outubro.  

Apenas depois, no dia 25 de outubro, o/a candidato/a deverá realizar sua inscrição no Vestibular da PUCRS, que receberá inscrições até o dia 13 de novembro. Nessa etapa, é preciso optar pela Modalidade 2 – ENEM.  

Os/as candidatos/as que atenderem aos critérios do Programa Raízes terão sua taxa de inscrição isentada. 

Avaliação e resultado do Vestibular  

  • 18 de novembro: aplicação do Vestibular PUCRS 2024/1 na modalidade presencial para todos os cursos. 
  • 23 de novembro de 2023: divulgação dos/as aprovados/as no Vestibular 2024/1 

Primeiro contato  

No dia 23 de novembro a PUCRS irá entrar em contato com os/as 10 (dez) melhores classificados/as de cada curso para agendamento de entrevista com a Comissão de Heteroidentificação. O contato será feito com os/as candidatos/as a partir do telefone e do e-mail informados na inscrição no Programa Raízes. 

Entrevista 

Os/as 10 (dez) melhores classificados/as de cada curso participarão de entrevista pessoal e presencial com a Comissão de Heteroidentificação e Comissão de Seleção entre os dias 24 e 27 de novembro de 2023.  

Resultado  

No dia 27 de novembro de 2023, a Comissão de Heteroidentificação e Comissão de Seleção vao terminar a análise final dos candidatos e a lista de classificados/as e suplentes no processo de seleção do Programa Raízes será divulgada. O resultado será comunicado individualmente por meio do telefone ou e-mail informados no ato da inscrição no Programa Raízes. 

Matrícula 

O período de matrícula dos/as candidatos/as classificados/as se inicia no dia 28 de novembro de 2023. A matrícula será realizada junto à Central de Atendimento ao Aluno, conforme orientações estabelecidas pela Universidade no processo de Vestibular, que serão informadas aos candidatos/as classificados/as. 

SAIBA MAIS E INSCREVA-SE NO PROGRAMA RAÍZES

Quais são os documentos que preciso entregar? Como é o processo?

O/a candidato/a deverá, de acordo com o cronograma estabelecido, anexar os documentos (em formato digital), no formulário digital durante a inscrição no Programa Raízes. Os documentos são: 

  • Cópia do RG ou outro documento de identificação com foto válido e vigente no território nacional do/a candidato/a e dos demais membros da unidade familiar 
  • Cópia do CPF do/a candidato/a e dos demais membros da unidade familiar (exceto no caso em que o CPF já conste no documento de identificação); 
  • Cópia do certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio (em caso de bolsa integral em instituição privada, é necessária uma declaração sobre a condição de bolsista integral em todos os períodos letivos emitido pela própria escola) 
  • Cópia de comprovante de residência atualizado do/a candidato/a e dos demais membros da unidade familiar, 
  • Cópia de comprovante de rendimento pessoal e de familiares dos últimos três meses e a última declaração de imposto de renda (contracheques, extratos bancários, pensões do INSS e outros).  
  • Cópia dos comprovantes de despesas do/a candidato/a e dos demais membros da unidade familiar dos últimos 3 (três) meses. 

Fique atento/a:  

  • Todos os documentos devem ser enviados no ato da inscrição, sendo anexados exclusivamente em formato digital PDF ao formulário de inscrição online.  
  • As assinaturas dos documentos anexos deste Edital deverão ser feitas de próprio punho e/ou em formato digital, nos casos em que o/a candidato/a possua assinatura digital eletrônica. 
  • A documentação entregue de maneira incompleta e/ou ilegível será desconsiderada.
  • Não serão aceitos documentos posteriormente, e a falta de algum dos documentos referidos acima desclassifica automaticamente o/a candidato/a. 
  • A entrega correta e completa da documentação descrita neste edital e no prazo previsto será requisito obrigatório e eliminatório, de forma que a entrega dos documentos fora do prazo ou em desconformidade com este Edital implicará na desclassificação automática do/a candidato/a. 
Como a nota do ENEM é Calculada?

A pontuação será resultante da média aritmética dos pontos obtidos nas 4 áreas e na redação, divididos por 5, a saber, (N1+N2+N3+N4+N5)/5. Caso o (a) candidato (a) inscrito (a) não seja identificado (a) pelo INEP ou apresente dados incoerentes com os do INEP, sua inscrição na Modalidade II estará automaticamente cancelada. 

Quais cidades da região metropolitanas são contempladas no programa?

Porto Alegre, Alvorada, Araricá, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Charqueadas, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Viamão, Taquara e Triunfo (ADCT – Constituição Estadual do RS, art. 2º, e Leis Complementares Estaduais ns. 10.234/94, 11.198/98, 11.201/98, 11.307/99, 11.318/99, 11.340/99, 11.530/00, 11.539/00, 11.645/01, 13.496/10, 13.853/11 e 14.047/12). 

Como é feito o cálculo de renda?

O resultado da renda per capta é a soma dos rendimentos da unidade familiar dividido pelo número de pessoas que a compõe, de modo que o resultado, por pessoa, não exceda a 1 (um) salário-mínimo nacional. Considera-se unidade familiar as pessoas residentes no mesmo domicílio mediante comprovação, independente do vínculo ou relação existe entre as pessoas que ali vivem.  

Fique atento/a: um (1) salário-mínimo nacional corresponde a R$1.320,00. 

Auxílios do Governo Federal contam na renda familiar?

Não. O Bolsa Família e/ou o Auxílio Brasil e o Benefício da Prestação Continuada não são considerados componentes da renda familiar. 

Quais cursos são contemplados neste edital? E em quais turnos esses cursos serão ofertados?

Biomedicina (***), Ciências Aeronáuticas (***), Ciências Biológicas – Licenciatura (tarde), Ciências Contábeis (noite), Design (Manhã), Educação Física – Licenciatura (manhã), Enfermagem (***), Engenharia de Energias Renováveis (noite), Farmácia (***), Filosofia – Licenciatura (manhã), Fisioterapia (***), Gastronomia (manhã), Letras – Língua Portuguesa  (noite), Medicina  (***), Nutrição (tarde), Odontologia (***), Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (noite), Produção Audiovisual (manhã), Relações Internacionais  (manhã), Teologia (manhã). 

Atenção: As aulas dos cursos assinalados com asteriscos (***) são ministradas pela manhã e/ou tarde e/ou noite, podendo variar de acordo com o semestre. Portanto, o/a aluno/a deverá ter disponibilidade de horário para cursar disciplinas em qualquer turno.   

O que acontece se eu não conseguir estudar no turno do meu curso escolhido?

No caso de indisponibilidade para cursar a graduação na opção de turno e linha de formação indicado pela Universidade, o/a candidato/a será desclassificado/a e o/a suplente será chamado/a. 

Existe alguma taxa para participar?

Não. O Programa Raízes prevê a isenção da matrícula e a concessão de bolsa integral sobre o valor da mensalidade do curso para o qual o/a candidato/a selecionado/a realizou o vestibular. 

Atenção: Os custos que o/a candidato/a terá durante o seu percurso formativo na Universidade são de sua responsabilidade, não estando incluídas no programa quaisquer despesas que não, única e exclusivamente, a matrícula e as mensalidades do respectivo curso do candidato beneficiário, dentro do prazo ordinário de conclusão do curso. 


Leia Mais Veja todas