Programa promove intercâmbio de alunos entre PUCRS e Rice University

Foco será o desenvolvimento de projetos que solucionem problemas reais nas áreas de mecânica e bioengenharia

14/03/2017 - 09h16
Foto: Bruno Todeschini - Ascom/PUCRS

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

Um programa internacional de intercâmbio para professores e estudantes das áreas de engenharia da PUCRS e da Rice University, no Texas, foi aprovado no edital 100,000 Strongs in the Americas, promovido pelo governo dos Estados Unidos. Além de fortalecer a colaboração entre as duas universidades, a parceria buscará desenvolver projetos de engenharia para solução de problemas reais de mecânica e bioengenharia. Entre as várias propostas apresentadas por universidades de países como Argentina, Brasil, Colômbia, Guiana, México e Estados Unidos, apenas oito foram selecionadas, incluindo a da PUCRS.

Na Universidade, o programa será desenvolvido na Faculdade de Engenharia (Feng), no Laboratório de Fabricação (LabFab), em cooperação com o Laboratório de Criatividade (Crialab) e com o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). Na Rice, as atividades serão desenvolvidas no laboratório Oshman Engineering Design Kitchen (OEDK), que propõe a resolução de problemas com ferramentas de prototipagem como impressoras 3D, corte laser, controladores e máquinas profissionais. A parceria possibilitará o aprimoramento de técnicas e metodologias do LabFab, implementando na PUCRS o modelo atualmente utilizado no OEDK.

O intercâmbio tem previsão de início em junho e vai durar de seis a oito semanas. Três estudantes da Feng irão para o Texas e três estudantes do OEDK virão para a PUCRS. Os alunos atualmente desenvolvem seus projetos nas disciplinas de Integração Mecânica-Experimental (PUCRS) e Engineering Design Minor (Rice). Os professores que viajarão serão responsáveis pela gestão dos projetos.