Programa de Incentivo a Atividade Física da PUCRS completa 1 ano com atendimento gratuito a 200 idosos

Conheça a história de quem melhorou a saúde física e mental com apoio do PIAFI

15/09/2023 - 15h45

Jorge Praiana, de 73 anos, melhorou sua saúde ao participar do PIAFI/ Foto: Arquivo pessoal

Melhorar a condição de saúde de idosos por meio da prática de exercícios físicos: é com esse objetivo que o Programa de Incentivo à Atividade Física para Idosos (PIAFI), promovido pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUCRS, completou seu primeiro ano neste mês de setembro.  

Denise Howes, de 71 anos, faz exercícios no PIAFI várias vezes ao mês/ Foto: Arquivo pessoal

Desde a criação do programa, 200 idosos em vulnerabilidade social receberam orientações sobre prevenção, tratamento e reabilitação de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, fraturas ósseas e insuficiência renal – tudo através de atividades físicas personalizadas e atividades em grupos, que contribuem no processo de envelhecimento e na qualidade de vida. 

“O PIAFI mostra, na prática, que o exercício físico tem um impacto importante em diversos indicadores de saúde, pois já percebemos uma redução na frequência cardíaca, melhora do equilíbrio e flexibilidade do corpo, redução do número de quedas, além de uma redução no consumo de medicamentos”, declara Douglas Sato, diretor do IGG da PUCRS e coordenador do PIAFI. 

Além de resultados físicos, o PIAFI também contribui para a saúde mental dos idosos, aumentando o convívio social e reduzindo os sintomas depressivos dos participantes. Denise Howes tem 71 anos e participa do programa desde o início.  

“O PIAFI mudou toda a minha vida! Tanto a física quando a mental. Quando comecei estava passando por um processo de luto. No início participava uma vez por semana e a partir daí já começou a mudança. É bom conversar com as pessoas que têm a mesma idade que a gente. Tivemos a oportunidade de fazer passeios, encontros. Hoje já faço exercícios três vezes por semana e hidroginástica duas vezes por mês”, conta. 

Resultados positivos também na vida de Jorge Praiana. Aos 73 anos, sente-se mais feliz e alegre. “Entrar no PIAFI foi tudo de bom! Melhorou a minha saúde em geral, a minha memória e só vejo bons resultados. Já perdi quatro centímetros de circunferência de barriga e quilos de peso, tudo com acompanhamento das professoras e estagiários do programa”. 

A previsão é que o PIAFI ocorra até maio de 2024, atingindo um total de 500 idosos atendidos. Por enquanto, as vagas estão esgotadas. A partir de 27 de novembro, caso haja vagas remanescentes, será possível tentar se inscrever diretamente no mezanino do segundo andar do Parque Esportivo, no turno da tarde. 


Leia Mais Veja todas