Professor da Universidade de Michigan ministra disciplina sobre Machine Learning e Inteligência Artificial na Pesquisa

Kayvan Najarian é professor de Medicina Computacional e Bioinformática em uma das mais prestigiadas universidades americanas

07/03/2024 - 11h31
Kayvan Najarian

Kayvan Najarian é professor na Universidade de Michigan. / Foto: Divulgação

A PUCRS recebe, por meio do Fulbright, programa de intercâmbio educacional e cultural do governo americano, o professor Kayvan Najarian, da Universidade de Michigan. O foco de suas pesquisas tem sido o processamento de sinais e métodos de machine learning (ML) para criar sistemas de apoio à decisão clínica, assistidos por computador, que melhorem o atendimento ao paciente e reduzam os custos dos cuidados de saúde. 

O laboratório coordenado por Najarian, nos Estados Unidos, projeta sensores para coletar e analisar sinais e imagens fisiológicas. Além disso, suas pesquisas também incluem a criação de sistemas de apoio à decisão para gerenciar lesões cerebrais traumáticas, lesões pélvicas e hipovolemia. Por sua excelência acadêmica, recebeu financiamento de diversas agências, como do Departamento de Defesa Americano e a National Science Foundation.  

A Universidade de Michigan é uma das principais universidades americanas, sendo uma das cinco principais em investimentos para pesquisas de alto impacto social. Fundada em 1817, possui mais de 250 cursos de graduação e pós-graduação.  

Machine Learning e Inteligência Artificial na pesquisa  

Entre os dias 11 e 15 de março, o professor ministrará a disciplina “Machine Learning e Inteligência Artificial na Pesquisa” para todos os alunos dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da PUCRS. As aulas acontecerão na sala 517 do prédio 32 no turno da tarde. É necessária a inscrição prévia junto à Secretaria de Pós-Graduação da Escola a que o pós-graduando está vinculado ou por meio do Portal de Matrícula. A disciplina discutirá sobre os fundamentos de Inteligência Artificial e Machine Learning aplicados a pesquisas, métodos convencionais de ML, Deep Learning e IA Generativa.  

Docente ministrará aula de boas-vindas e palestras 

No dia 8 de março, às 11h o professor palestrará sobre o tema “Neurociência do futuro”, buscando evidências em suas pesquisas mais recentes. A atividade acontecerá no auditório do Instituto do Cérebro (InsCer) da PUCRS e é aberta a toda comunidade universitária, sem necessidade de inscrição prévia.  

No dia 07 de março às 14h, na sala 704 do prédio 12, Najarian ministrará a aula de boas-vindas aos alunos dos programas de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde, Gerontologia Biomédica e Pediatria e Saúde da Criança da Escola de Medicina. Além disso, também fará palestra destinada aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Escola Politécnica no dia 11 de março às 10h, no Auditório do Prédio 32. 

Leia mais


Leia Mais Veja todas