Produtores rurais receberão apoio técnico da Incubadora Social da PUCRS

Futuros incubados participam da Feira Agroecológica, que ocorre semanalmente no Campus

01/12/2015 - 14h28

A partir de março de 2016, produtores familiares de alimentos orgânicos que participam da Feira Agroecológica da PUCRS receberão apoio técnico da Incubadora Social da Universidade. Os futuros incubados, ligados à Associação Agroecológica, participarão de oficinas gratuitas e receberão orientações sobre plano de negócio, mapeamento de processos, gestão financeira, comunicação e marketing. Segundo a responsável pela Incubadora, Anelise Adam, a proposta principal é contribuir para o desenvolvimento e consolidação da Feira não só como um espaço de comercialização. A ideia é que o evento seja utilizado por professores interessados na realização de atividades de ensino, pesquisa e principalmente de extensão.
Organizada desde julho de 2015, a Feira passou a ser semanal em novembro devido ao sucesso de público. Os produtores fazem parte de onze bancas e oferecem produtos que vão desde verduras, frutas e legumes até cosméticos e adereços. Sucos, geleias e café quentinho também estão no cardápio. Desde a plantação, colheita e processamento dos produtos, estão envolvidas em média 35 famílias de pequenos agricultores. “Os produtos são extremamente frescos, geralmente colhidos na véspera da Feira e com a certeza de que não há nenhum veneno na produção”, afirma Anelise.
Para a secretária executiva da Associação, Laura Neis, a avaliação das Feiras já realizadas é muito positiva: “Estamos muito otimistas com este espaço, com a possibilidade de oferecer produtos agroecológicos em uma Universidade, um lugar de produção de conhecimento”, afirma. A última Feira de 2015 ocorre no dia 15 de dezembro. Em janeiro, ocorrerão semanalmente, a partir do dia cinco, em frente ao Portal Tecnopuc, prédio 99A do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). No mês de fevereiro será período de recesso. Já a partir de março, está previsto o retorno do evento no dia 8, com frequência semanal. “Estamos preparando muitas novidades para 2016, para que se torne um local de convivência e compartilhamento de conhecimentos entre a comunidade e Universidade”, finaliza.