Pré-Grad 2023: estudantes do Ensino Médio vivem semana de imersão na PUCRS

Alunos e alunas do Ensino Médio puderam experimentar a vida universitária

31/07/2023 - 18h07

Pré-Grad reuniu estudantes do Ensino Médio para experiência universitária/ Foto: Giordano Toldo

Durante cinco dias, estudantes do Ensino Médio de colégios de todo o Estado tiveram a oportunidade de vivenciar um pedacinho do futuro na PUCRS. Por meio do Pré-Grad, alunos e alunas vindos de cidades como Canela, Uruguaiana, Bento Gonçalves, Rio Grande, Novo Hamburgo, Gravataí e Viamão, experenciaram uma semana de imersão na vida universitária, entre os dias 24 e 28 de julho. Os/as estudantes puderam se aventurar em diferentes trilhas do conhecimento, viver tudo o que o Campus oferece e conhecer melhor a estrutura da Universidade. 

Na última sexta-feira (28), os/as alunos/as participaram da cerimônia de encerramento, na qual receberam um certificado de participação de 30 horas – e puderam celebrar e confraternizar ao lado de amigos e familiares. Para muitos/as destes estudantes, a semana foi uma experiência de impacto positivo na tomada de decisão sobre qual área seguir. 

“É uma experiência muito legal de se participar, e é sempre bom começar pelo primeiro ano, assim você tem mais ideias do que fazer nos anos seguintes. Além disso, você faz amizades para levar para a vida inteira”, conta Helena Milano Ferreira da Costa, do Colégio Marista Sant’ana. 

Quem também destaca a formação de novas amizades é Ana Luiza Amora da Silva, do Colégio Marista Pio XII, que também elogiou bastante a trilha escolhida por ela, com a temática Tensões e conflitos globais.  

“Conseguimos ter bastante debate na aula, algo muito diferente do que geralmente temos na escola. Dentro da minha turma já fiz várias amizades, as pessoas são muito legais. Provavelmente vou escolher essa área quando for ingressar na universidade”. 

No Pré-Grad, os estudantes puderam escolher entre oito trilhas do conhecimento: 

  • Desvendando o corpo humano 
  • A vida pelas telas: produzindo narrativas para transformar o mundo 
  • Crimes contra a vida: da investigação ao julgamento 
  • Tensões e conflitos globais: relações internacionais e estratégias diplomáticas no contexto geopolítico mundial 
  • Noções básicas em medicina: temas que você precisa saber 
  • Guia Básico do Investidor: tudo que você precisa saber para começar   
  • Construindo cidades inteligentes 
  • Programação na prática: linguagem Python   

O estudante João Pedro Brava, do Colégio Marista Aparecida, conta que escolheu a trilha Programação na prática, porque o tema está conectado com as profissões do futuro. 

“É uma coisa que vem crescendo e entra cada vez mais nas notícias. Além disso, também tem um curso que eu quero muito fazer e para o qual é necessário ter um conhecimento sobre Python”, relata. 

Mariana Faria, do Colégio Marista Ipanema, também fez a mesma trilha que João, e destaca a importância da experiência do Pré-Grad para ela. 

“Eu já sabia da existência do Pré-Grad ano passado, muitas das minhas amigas vieram fazer e me recomendaram muito. Então está sendo uma realização, porque eu sei muito do quanto o Pré-Grad ajuda adolescentes a saberem o que realmente querem fazer.” 

O Pré-Grad reuniu mais de 135 participantes e mais de 200 familiares. Além das oito trilhas, os estudantes também participaram de atividades transversais promovidas por várias unidades da PUCRS, como o Idear, o Centro de Pastoral, a Biblioteca Central Ir. José Otão, o Museu de Ciências e Tecnologia, o PUCRS Carreiras e o setor de Mobilidade Acadêmica.  

Patrícia Rodrigues Brum, da Escola Estadual Visconde de Mauá, relata que o Pré-Grad foi uma experiência completa e inesquecível. 

“Viver essa rotina praticamente universitária de estar dentro do Campus, sair e caminhar por ele, conhecer os prédios e as lojas. As aulas, principalmente, estão sendo muito legais, fiz muitos amigos. É uma experiência que vale muito a pena, é incrível e a PUCRS é um lugar muito acolhedor.” 


Leia Mais Veja todas