Pós-graduação stricto sensu amplia oportunidades de carreira

Escritório de Carreiras auxilia alunos e diplomados com interesse na área

Por: Redação Ascom

18/07/2016 - 15h35
Biblioteca, livros

Foto: StockSnap/pixabay.com

Fazer mestrado e doutorado pode abrir diversas portas no futuro de um profissional, permitindo que ele atue como professor no ensino superior, palestrante e consultor de empresas. Além disso, é possível utilizar a formação para melhorar o desempenho no mercado de trabalho. Segundo uma pesquisa da consultoria Produtive, apenas 6,5% dos entrevistados possuem pós-graduação stricto sensu. A pesquisa também revela que, entre 2014 e 2015, a remuneração média deste mesmo grupo saltou 21,4%. Pensando nas possibilidades apresentadas, o Escritório de Carreiras da PUCRS está auxiliando alunos e diplomados que desejam seguir este caminho. Os interessados podem agendar um horário pelo telefone (51) 3205-3141.

A responsável pelo projeto é a psicóloga e consultora de carreiras Gabryellen Fraga, que apresenta dois passos essenciais para iniciar o processo. O primeiro é o planejamento, que envolve a busca por informações com, pelo menos, um ano de antecedência. Nesta etapa, é importante pensar fora da caixa e definir um objetivo. “Não é porque alguém se formou em psicologia que obrigatoriamente precisa fazer pós-graduação nesta área, tudo vai depender do objetivo final”, exemplifica. A segunda fase é estabelecer contatos para se inserir no meio. Segundo ela, se o intuito é ser professor universitário, é interessante atuar como bolsista de iniciação científica, ser voluntário em grupos de pesquisa e participar de eventos relacionados ao tema estudado, sem esquecer do primeiro passo. “Não adianta fazer mestrado ou doutorado sem um objetivo”, alerta a psicóloga.

Especificamente sobre o universo da docência, Gabryellen aconselha os interessados a adquirirem experiência dando aula em faculdades de pequeno porte. Para os que já concluíram mestrado e doutorado, é importante manter o vínculo com a pesquisa e uma produção intelectual ativa, pois isso gera visibilidade e acreditação do seu potencial como docente e pesquisador pelas instituições. Sobre o perfil do profissional, ela afirma que alguns pontos são essenciais: boa capacidade de expressar ideias e de produzir textos; boa didática e metodologia, ou seja, saber transmitir o conhecimento adquirido; e ter iniciativa e autonomia.

A consultora destaca que atuar como professor é só uma das possibilidades. Os profissionais também podem trabalhar com consultoria, palestras e organização de eventos, por exemplo. “É possível fazer mestrado e doutorado em determinado assunto e montar uma empresa especializada neste tema”, explica Gabryellen. Sobre as características de quem quer seguir na área, ela pontua que é necessário ler muito, ter contato com a metodologia de trabalho do estudo em questão, analisar, investigar, ser autônomo e colaborativo desde o início do curso, mergulhar no mundo da pesquisa e cultivar bons relacionamentos.