PUCRS firma parceria com o Sindicato Médico do Estado para prevenção em saúde mental de profissionais da saúde

Wagner de Lara Machado, pesquisador da Escola de Ciências da Saúde e da Vida está participando no projeto

14/07/2023 - 11h35

O professor Wagner de Lara é um dos participantes do projeto. / Foto: Giordano Toldo

A PUCRS está atuando, por meio da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, em parceria com o Núcleo de Psiquiatria (NuPsiq) do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) em um projeto inédito de prevenção em saúde mental para médicos e residentes gaúchos. A iniciativa foi aprovada em abril pela Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem-RS): além de altas demandas relacionadas ao tema, em 2021, o Cerem realizou um levantamento a fim de medir o impacto da pandemia em médicos e estudantes de Medicina no Estado. 

O projeto terá como foco a redução de estigma e prevenção à saúde mental e identificação de riscos. Isso se desenvolverá a partir da criação de um Grupo Técnico (GT) composto por várias instituições representativas e científicas – entre elas a PUCRS. A participação da Universidade se dará por meio do grupo de pesquisa Avaliação em Bem-estar e Saúde Mental (ABES) da Escola, comandado pelo professor e pesquisador Wagner de Lara Machado. Além dele, a aluna Danielle Louize Almeida Lopes Bueno também está participando da iniciativa.  

Tivemos uma reunião em 2022 com a atual gestão do sindicato, na qual foi alinhada a parceria para realizar um levantamento sobre a saúde mental de residentes”, diz o professor. 

Segundo Wagner, os dados da pesquisa serão coletados por meio de um questionário a ser respondido por médicos residentes, abrangendo fatores como sintomas de transtornos mentais, uso de álcool e substâncias, o fenômeno do Burnout e características sociodemográficas e laborais.  

O pesquisador destaca a importância da saúde mental para os profissionais da saúde e o quanto ela influencia no exercício da profissão. Ele ressalta que o período de residência pode ser muito estressante e, somado a outras questões pessoais e profissionais, pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais. 

“Revisões sistemáticas indicam que cerca de um terço desta população irá experimentar sintomas de ansiedade e depressão. Alguns estudos indicam que estes números pioraram durante a pandemia. Acreditamos que conhecer as demandas desta população é crucial para a criação de um espaço de acolhimento e para oferta de serviços especializados.”

Leia mais: PUCRS integra Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia


Leia Mais Veja todas