Parceria com universidade francesa rendendo bons frutos

Representantes da Université Toulouse III - Paul Sabatier foram recebidos pelo Reitor

27/10/2016 - 14h31
Professores da Université Toulouse III - Paul Sabatier foram recebidos pelo Reitor

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

O professor François Martin e a diretora de laboratório Elisabeth Soulié, da Université Toulouse III – Paul Sabatier (França), estiveram na Universidade esta semana acompanhando de perto os alunos da PUCRS orientados à distância pelo professor Martin e visitando a Instituição. Manoela Prado e Guilherme Dias, ambos doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais, estão fazendo a dupla titulação, ou seja, estão matriculados na PUCRS e na universidade francesa. Em março, Manoela irá para a França. Desde 2014 a PUCRS é parceira da universidade por meio do laboratório Géosciences Environment Toulouse (GET). Recentemente a professora Sandra Einloft, diretora da Faculdade de Química, passou dois meses no GET como docente convidada.

A professora Sandra e os franceses foram recebidos no Salão Nobre da Reitoria na tarde desta terça-feira, 26 de outubro, pelo Reitor, Joaquim Clotet, para conversar sobre a evolução da parceria entre ambas as instituições. De acordo com o professor François Martin, os estudantes brasileiros estão estudando sobre a fabricação de novos materiais à base de nanopartículas e de matriz poliméricas. As nanopartículas são feitas na França e enviadas para os alunos da PUCRS e os nanocompósitos poliméricos são feitos no Brasil e enviados aos pesquisadores franceses. Segundo o professor francês, para os estudantes da PUCRS a dupla titulação é uma ótima oportunidade de aprender a sintetizar esses geomateriais manométricos, tendo em vista que o GET é o único grupo no mundo que desenvolve esse tipo de produto, com 40 patentes na área.  Para os franceses é a oportunidade de trabalhar com um grupo que atua numa área complementar à sua, desenvolvendo novos produtos.

A professora Sandra Einloft adianta que a parceria renderá o depósito de uma patente de novos materiais para a captação de CO2. Os franceses comemoram a consolidação do acordo, inclusive com a publicação de diversos artigos em um curto período de tempo. Em breve uma aluna francesa virá a PUCRS como parte do convênio.

Veja alguns dos artigos publicados: