Jornada de Orientação Profissional da PUCRS para estudantes do ensino médio terá metodologia inédita

Estudantes podem se inscrever até 18/8 de forma gratuita para participar do evento para pensar a carreira profissional

10/08/2022 - 15h34

Orientação ProfissionalTomar decisões sobre a carreira profissional é uma constante, não apenas para jovens que estão em fase de escolher qual caminho seguir, mas para todos e todas que estão no mercado de trabalho. Para despertar o interesse no tema, de 22 a 26 de agosto, a PUCRS promove a Jornada de Orientação Profissional, um evento com metodologia inédita que irá auxiliar e apoiar estudantes do Ensino Médio nos processos de tomada de decisão sobre a carreira profissional. A participação é gratuita e os/as estudantes podem se inscrever até 18 de agosto pelo site pucrs.br/orientacaoprofissional. As vagas são limitadas. 

Composto por oficinas, consultorias e outras atividades que serão mediadas pelo Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira – coordenado pela professora Manoela Ziebell de Oliveira, do curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida – o encontro ocorre presencialmente no Campus da PUCRS.  

Manoela, que também é vice-presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional, explica que a metodologia aplicada na Jornada é inédita e foi criada pelo Grupo a partir de estudos sobre diferentes teorias em orientação profissional e de carreira. “Nós desenvolvemos três protocolos de intervenção voltados para estudantes do Ensino Médio que têm por objetivo ajudar esses estudantes no processo de aprender a fazer boas escolhas profissionais em um período mais curto do que o convencionalmente se gente trabalha”, destaca.  

Ao final da Jornada, os/as participantes receberão um certificado da PUCRS, com carga horária de 8h.  

Trajetórias profissionais são histórias que escrevemos 

Pesquisas feitas pelo Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira mostram que existem protocolos de atendimento de curta duração, mas não se conhece ainda uma iniciativa semelhante a que foi desenvolvida e será compartilhada neste evento com estudantes. “A partir de diferentes perspectivas, buscaremos auxiliar no processo de tomada de decisão sobre a trajetória profissional. O nosso foco não é necessariamente que os jovens escolham uma profissão ao participar do encontro, mas que eles aprendam mais sobre como se preparar para decidir ou fazer escolhas profissionais”, explica Manoela.  

As atividades previstas pretendem ajudar os/as estudantes a: desenvolver maior autoeficácia em processos de escolha; pensarem em como podem aproveitar ou contar com auxílio na tomada de decisão; construir coletivos que possam ser um apoio nesses processos; desenvolver o autoconhecimento e aprender um pouco mais sobre o mundo do trabalho.  

“Queremos ajudá-los a compreender que as suas trajetórias são histórias que eles contam para si mesmos e que eles têm um papel muito importante ao escrever as suas próprias histórias. Sendo assim, buscaremos sugerir caminhos de como podem se preparar para que sejam protagonistas, vamos os incentivar a pensarem sobre como podem fazer boas escolhas para si considerando o mundo do trabalho atual e as transformações que vêm acontecendo, como podem fazer planos que sejam planos assertivos, antecipar possíveis obstáculos, pensar em estratégias para lidar com eles”, explica Manoela.  

A pesquisadora destaca ainda que é um desafio fazer isso ao longo de dois dias, pois o grupo compreende que esse é um processo que será constante ao longo da vida de todas as pessoas, mas que provocar essa reflexão agora pode apoiar no aprendizado sobre o uso de estratégias que ajudem a tomar decisões para a vida de uma maneira que apoie e faça sentido.  

24 integrantes do Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira, estudantes do curso de Psicologia da Universidade, irão participar como ministrantes das atividades. As teorias que serão trabalhadas são: Teoria Social-Cognitiva de Carreira (TSC); Teoria da Psicologia do Trabalhar (TPT) e Teoria da Construção de Carreira (TCC).  

Na PUCRS o grupo conta com três linhas de pesquisa que têm por objetivo ampliar o conhecimento sobre o desenvolvimento de carreira, bem como desenvolver instrumentos, ferramentas, e intervenções adequados ao contexto brasileiro: 1) Transições de carreira ao longo do ciclo vital, 2) Carreira, cultura e organizações, e 3) Desenvolvimento e validação de instrumentos e técnicas no campo da orientação e desenvolvimento de carreira.  

Jornada de Orientação Profissional da PUCRS  

  • Data: 22 a 26 de agosto 
  • Horário: 14h às 18h – carga horária total de 8h, com certificado 
  • Público: Estudantes de ensino médio de colégios públicos e privados do RS. 
  • Inscrições gratuitas: www.pucrs.br/orientacaoprofissional/  

IMPORTANTE: As atividades acontecerão presencialmente durante dois dias ao longo da semana e o/a participante pode escolher a opção que melhor se encaixa na sua rotina. Serão ofertadas as três opções: 

22/08 (segunda-feira) e 24/08 (quarta-feira) 

23/08 (terça-feira) e 25/08 (quinta-feira) 

24/08 (quarta-feira) e 26/08 (sexta-feira) 

Mais informações e dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp (51) 98187-0833 ou e-mail [email protected].


Leia Mais Veja todas