Open Campus oferece diferentes atividades nas áreas de Farmácia e Química

Produção de perfumes e experimentos químicos foram algumas das oficinas pela manhã

24/09/2015 - 13h57

Na manhã desta quinta-feira, 24 de setembro, estudantes do ensino médio e vestibulandos participaram das atividades do Open Campus PUCRS, a antiga Feira das Profissões. A área de cosméticos foi uma das exploradas, quando os participantes puderam aprender sobre o funcionamento da ciência que estuda a produção de perfumes. No Laboratório de Tecnologia Farmacêutica, a professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Temis Cortes apresentou a parte teórica do processo, as composições de um perfume e explicou como funciona um dos cinco sentidos básicos do ser humano, o olfato. “Usamos o olfato a todo momento, mas acabamos não nos dando conta. Para atuar na profissão precisamos aguçar esse sentido e conhecer os diferentes cheiros para depois recordá-los, pois o cheiro fica guardado na nossa memória”, explica.

Oficina de criação de perfumes - Faculdade de Farmácia

Oficina de criação de perfumes – Faculdade de Farmácia

Durante a atividade, os estudantes também fizeram um tour pelos Laboratórios de Cosmetologia, Farmacognosia e de Farmacotécnica e Farmacotécnica Homeopática. No último momento, colocaram a mão na massa e produziram um perfume utilizando materiais como o cálice graduado, o bastão de vidro, álcool de cereais e diferentes essências, entre elas o Ambar, que é considerado um aroma amadeirado, o morango frutado e a jasmim floral. Milena Zago, 17 anos, aluna do 3º ano do Colégio Estadual Rodrigues Alves, de Cachoeirinha, conta que a experiência foi bastante válida. “Meu primeiro contato com esse universo está sendo aqui. Começar fazendo um perfume é muito legal, porque é algo diferente e muito interessante. Na verdade, no futuro pretendo fazer Medicina, mas Farmácia com certeza é a segunda opção”.

O Vulcão foi uma das atividades realizadas na Faculdade de Química

A oficina da Faculdade de Química também chamou a atenção dos alunos, que assistiram a quatro experimentos químicos: a chamada varinha do Harry Potter, que provoca uma reação oxidante; a Pasta de Dente de Elefante, reação exotérmica; o Vulcão e as Bolhas de Hidrogênio. Na ocasião, quem conduziu a atividade foram os alunos que participam do Programa de Educação Tutorial da Química (PET-Química), Andressa Germann, do 4º semestre e Murilo Luz e Nicole Rech, do 2º semestre. Para o estudante do 3º ano da Fundação Bradesco João Vitor Costa, 17 anos, o que pode ser observado durante o encontro serviu como incentivo, e estimulou a vontade do jovem de se tornar um químico no futuro. “Aqui pude ver na prática um pouco do que acontece na área e percebi que é a profissão que eu quero seguir”.