Oficinas da área da saúde estimulam alunos de escolas

Cursos de Medicina, Fisioterapia e Educação Física mostraram práticas aos jovens durante Open Campus da PUCRS

21/09/2017 - 18h29
open campus, escola de medicina, sala de simulacao realistica

Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

Conhecer os equipamentos, as práticas, os ambientes e as experiências de acadêmicos e profissionais da área da saúde. É o que os alunos do Ensino Médio puderam desfrutar durante o primeiro dia do Open Campus da PUCRS, realizado nesta quinta-feira (21).

Um dos espaços visitados foi a Sala de Simulação Realística, da Escola de Medicina. O professor Gustavo Chatkin pode demostrar aos jovens o local aonde os estudantes da graduação costumam praticar por meio de manequins de baixa e alta fidelidade. Neste ambiente, pode ser simulado um bloco cirúrgico ou uma enfermaria, podendo estudar como entubar, coletar o liquido da coluna, aplicar a anestesia e tratar um paciente via o eletrocardiograma, por exemplo. Esse conhecimento adquirido fez com que Denilson Fett, 19, do Pastor Dohms, reforçasse a sua escolha profissional. “Me vejo como um futuro médico clínico geral. Não imaginava que existia toda essa estrutura para aprender”, diz.

pilates, eletroterapia, fisioterapia

Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

No Parque Esportivo da PUCRS, o professor do curso de Fisioterapia, Regis Mestriner falou sobre as principais técnicas nesta profissão. Na oficina, os acadêmicos da graduação colaboraram com orientações e práticas, como a de pilates, realizando a simulação de um atendimento a uma pessoa idosa, demonstrando alguns procedimentos e equipamentos que são utilizados. Outro método apresentado foi a eletroterapia, que é aplicada para o alívio da dor ou o tratamento muscular. Uma das alunas da Fisioterapia recebeu as correntes moduladas, que são usadas para determinadas situações, como substituir neurônios para ativar músculos. Para Laura Schavini, 16, do colégio Santa Tereza, essas práticas mostradas foram bastante estimulantes. “Também gostei da troca de experiências que os alunos passaram, pude saber mais realmente como é o curso”, comenta.

educação fisica

Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

Já a oficina de Educação Física fez os jovens suarem a camisa literalmente. No Salão de Ginástica e Luta, coordenado pelas professoras Alessandra Scarton e Michelle Guiramand, foram desenvolvidas atividades coletivas com bastões, práticas ensinadas no início do curso. “Gostei de praticar, além disso conheci mais sobre o mercado de trabalho”, comenta Iago Salaberry, 17, do Unificado, da Nilo Peçanha, que veio pela segunda vez no Open Campus e ainda está definindo qual curso seguir.

Evento continua nesta sexta-feira

O Open Campus PUCRS segue nesta sexta-feira, 22 de setembro. Os inscritos precisam fazer o credenciamento logo que chegam à Universidade. Depois, podem aproveitar as oficinas e atrações como um bate-papo com o youtuber Luba, a peça teatral Ícaro e visitas pelo Museu de Ciências e Tecnologia, Biblioteca Central e Instituto do Cérebro do RS, entre outras.