O desafio de planejar um novo futuro

Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, participou de webinar sobre o futuro da Educação Superior

30/06/2020 - 19h47
O desafio de planejar um novo futuro - Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, participou de webinar sobre o futuro da Educação Superior

Fórum Internacional de Discussão “Indo para o Novo Normal?” / Foto: Reprodução

O Fórum Internacional de Discussão Indo para o Novo Normal? reuniu nesta terça-feira, 30 de junho, dirigentes de universidades brasileiras e internacionais, além de especialistas, para trocar experiências e analisar os planos institucionais para o contexto das mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19 na Educação Superior.  

O reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, foi um dos participantes da conversa How Coronavirus is Changing Higher Education, que abriu o evento. Junto do reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan; do chanceler do Sistema da Universidade do Texas, James Bennett Milliken; e do vice-reitor da Universidade de Notre Dame, Michael Pippengerele falou sobre os impactos, desafios e perspectivas para a pesquisa e ensino.  

Com os participantes, o reitor compartilhou sua visão de que a evolução de qualquer organização envolve superar constantemente uma série de desafios que visam assegurar eficiência, manter capacidade competitiva, inovar e identificar novos caminhos sem se afastar do propósito e da missão. “Por mais precisos que sejam os conceitos e perfeitos os planejamentos, há variáveis incontroláveis que alteram completamente o cenário. Como diz a velha máxima: quando pensamos ter todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas. Parece que nos encontramos nessa situação diante da pandemia do coronavírus”, ressaltou.  

Uma aceleração das necessidades do futuro já detectadas 

Ir. Evilázio falou ainda sobre as mudanças no mundo trabalho, nas maneiras de consumirno aumento da demanda por serviços digitais e sobre como resolver problemas complexos de forma não linear. Na Universidade, por exemplo, a necessidade de migrar todas as aulas para mediação online de maneira urgente exigiu mobilização e engajamento de professores, estudantes e funcionários da Instituição. Muitos tiveram que se adaptar ao uso de novas ferramentas e se empenhar em manter a motivação e frequência dos estudantes. Soluções buscadas para os impactos financeiros e o desafio de planejar o futuro em meio a tantas incertezas também estiveram na pauta.  

“Os atuais desafios determinados pelcoronavírus não podem ser isolados ou descontextualizados do momento que cada organização vivenciava no período imediatamente anterior à pandemia. contexto atual trouxe novos desafios ao mesmo tempo em que amplificou ou acelerou os que já haviam sido detectados, mas não haviam sido devidamente superados. São caminhos de uma transformação que vem acontecendo há mais tempo”, disse. 

O reitor comentou que a PUCRS, por exemplo, tem seus projetos futuros baseados num grande movimento chamado PUCRS 360º, mas que deve ter agora uma aceleração. Segundo ele, o que se planejava para alguns anos, tornou-se imperativo no presente. Passado o momento mais crítico, cabe às organizações repensar ou reimaginar a atuação. Isso envolve rediscutir objetivos, planos, estratégias. Envolve pensar em como seu propósito poderá ser perseguido em um novo cenário. Planejar para este novo futuro é significativamente diferente e mais desafiador do que planejar para aquele velho futuro”, encerrou. 

O evento foi transmitido ao vivo e está disponível na íntegra no YouTube:


Leia Mais Veja todas