Nuno Ramos e Helena Ignez participam de bate-papo na PUCRS

Artistas falam sobre performance Cinema ao Vivo – Copacabana, mon amour que encerra Festival de Arte de Porto Alegre

25/07/2019 - 15h06
2019_07_25-agenda_cinema_ao_vivo2

Artista plástico e escritor e Nuno Ramos estará na PUCRS, em agosto / Foto: divulgação

Para marcar o fim do 33º Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre, que iniciou em 28 de junho, o Instituto de Cultura da PUCRS recebe os artistas Nuno Ramos e Helena Ignez para falar sobre a concepção e desenvolvimento do projeto Cinema ao Vivo – Copacabana, mon amour. Com mediação do poeta Diego Grando e da professora de cinema Helena Stigger, o bate-papo acontece no dia 8 de agosto, às 14h, no auditório da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, prédio 7 (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas neste link. Após o bate-papo, Nuno Ramos autografa seu último livro Verifique se o mesmo, lançado pela editora Todavia, com venda no local.

A Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos e o Centro Tecnológico Audiovisual do RS (Tecna) farão a transmissão ao vivo da palestra. Acompanhe o @pucrscultura no Instagram e no Facebook onde serão, em breve, divulgados os canais de transmissão do evento.

Cinema ao Vivo – Copacabana, mon amour

2019_07_25-agenda_cinema_ao_vivoO artista Nuno Ramos (SP), em colaboração com a atriz Helena Ignez (BA), realiza a performance Cinema ao Vivo na Cinemateca Capitólio, dando presença cênica à atriz do filme Copacabana Mon Amour (1970), de Rogério Sganzerla. A apresentação inicia às 20h do dia 6 de agosto, com sessões contínuas para o público, sendo a última no dia 7 de agosto às 20h.

A performance no Capitólio também será transmitida ao vivo pelo Tecna e pela Famecos. Os canais serão divulgados pelas redes sociais do Instituto de Cultura.

O projeto parte de um paradoxo: unir o elemento teatral à fantasmagoria fílmica, juntando-os diante do público. Assim, Ignez, durante 24h, convive com a produção em que estrelou. Poderá comer, sentar, descansar, não fazer nada, repetir as falas, gritar, pedir para sair, aplaudir ou vaiar. Sua própria presença desloca todo o sentido do filme, atualizando e abrindo o que tinha se tornado definitivo na sua edição.

Sobre os debatedores

2019_07_25-agenda_cinema_ao_vivo3

Helena Ignez / Foto: Leo Lara Universo Produção

Helena Ignez é a uma atriz, diretora e ativista baiana que completará 80 anos de idade e 56 de carreira em 2019. Considerada um dos grandes nomes do Cinema Novo e do Cinema Marginal, criou um novo estilo de atuar: debochado e extravagante.

Nuno Ramos nasceu em 1960, em São Paulo. Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, é pintor, desenhista, escultor, escritor, cineasta, cenógrafo e compositor. Participou da Bienal de Veneza de 1995, onde foi o artista representante do pavilhão brasileiro, e das Bienais Internacionais de São Paulo de 1985, 1989, 1994 e 2010. Em 2006, recebeu o Grant Award da Barnett and Annalee Newman Foundation pelo conjunto da obra.