Novos estudantes internacionais iniciam estudos na PUCRS

Estudantes de sete países estarão em mobilidade acadêmica na Universidade neste semestre

27/02/2023 - 14h24
estudantes internacionais

Novos estudantes foram recebidos com programação de dois dias / Fotos: Matheus Gomes

A programação de dois dias do Seminário de Orientação para os novos estudantes internacionais aconteceu na última quinta e sexta-feira, dias 23 e 24 de fevereiro, organizada pelo Escritório de Cooperação Internacional. O evento deu as boas-vindas a 15 novos alunos e alunas vindos/as de sete países: Angola, Colômbia, Coreia do Sul, Equador, Japão, México e Peru. Os novos alunos integram o Programa de Mobilidade Acadêmica, além de cursos regulares na graduação e pós-graduação. 

Durante os dois dias, os novos estudantes puderam conhecer mais sobre a PUCRS, rotina acadêmica e diferentes serviços da Universidade. Além disso, participaram de um tour pelo Centro Histórico de Porto Alegre e puderam conhecer se integrar aos novos colegas e Amigos Universitários.  

No final da sexta-feira, dia 24, um coquetel no Centro de Convivência (Prédio 22) encerrou o Seminário. A coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional Carla Bonan, em sua fala de acolhimento, reforçou o compromisso da Universidade com a internacionalização e interculturalidade.  

Além dos acadêmicos que estudarão presencialmente no Campus, outros 51 estudantes de universidades parceiras no exterior integrarão disciplinas remotas no Programa de Mobilidade Virtual. Alunos da Argentina, Peru, Alemanha, Bolívia, Panamá, México, França e Colômbia participarão de disciplinas como Português para Estrangeiros, Cultura Digital e Direito Ambiental.

Em busca de aprendizados 

estudantes internacionais

Estudantes visitaram a Casa de Cultura Mario Quintana / Foto: Matheus Gomes

A estudante Alicia Guerrero Cervantes, da Universidad de Celaya, do México, é acadêmica de Gastronomia e visita o Brasil pela primeira vez. Entre as principais expectativas para o semestre estão o aprendizado da língua portuguesa e a oportunidade de aprender mais sobre a cultura brasileira, além de apresentar a cultura mexicana para novos amigos. 

Já o estudante Camilo Rojas Durán, do Equador, inicia o curso de Produção Audiovisual na Escola de Comunicação, Artes e Design como aluno regular e se mostra animado com os próximos semestres que estará na PUCRS. “Escolhi a PUCRS por considerar uma das melhores universidades da América Latina em produção audiovisual. Durante meu tempo aqui, pretendo produzir muitos vídeos”, comenta. 

Kyuzo Kato, da Sophia University, no Japão, é acadêmico de estudos lusófonos no país asiático. O interesse pelo Brasil e pela língua portuguesa surgiu a partir de um intercâmbio para Santa Catarina durante o período escolar. Agora, o estudante busca aprender ainda mais sobre o Brasil e continuar aprimorando seu português. 

Confira algumas fotos:


Leia Mais Veja todas