Novo Ensino Médio: atividade formativa para educadores está com inscrições abertas

Encontro contará com a participação do pedagogo e mestre em educação Ricardo Mariz, conselheiro do Movimento de Educação de Base da CNBB

13/08/2021 - 14h15
A formação me possibilitou ter orgulho da minha trajetória profissional - Laura Paré conta como a aproximação com o mercado de trabalho ao longo da graduação contribuiu para que atingisse seus objetivos de carreira como jornalista

Curso gratuito capacita educadores e educadoras da rede de ensino / Foto: Envato Elements

O Novo Ensino Médio trará diversas mudanças estruturais propostas pelo Ministério da Educação (MEC). Dentre elas estão a ampliação do tempo mínimo de permanência de estudantes na escola, a flexibilização do currículo com diferentes possibilidades de escolhas e o foco na formação técnica e profissional.  

Para explicar essas e outras novidades, a PUCRS promoverá uma atividade formativa totalmente gratuita e com certificação para educadores e educadoras da rede pública e privada de ensino. O encontro online está com inscrições abertas e acontece no dia 8 de setembro, das 19h às 20h, pela plataforma Zoom. Agende-se e garanta a sua participação, as vagas são limitadas! 

O evento será mediado pelo Irmão Manuir Mentges, vice-reitor da PUCRS, e contará com a participação do pedagogo e especialista Ricardo Mariz. 

Novo Ensino Médio contemplará abordagens mais atuais 

De acordo com o portal oficial do MEC, o objetivo da mudança é garantir a oferta de educação de qualidade e aproximar as escolas da realidade dos/as estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade. 

A proposta contempla a possibilidade de escolher entre itinerários formativos, conjuntos de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, para se aprofundar nos conhecimentos de uma ou mais áreas do conhecimento (além da formação técnica e profissional – FTP). 

“As redes de ensino terão autonomia para definir quais itinerários formativos irão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar”, afirma o comunicado. 

Em portaria publicada no mês de julho, o MEC anunciou que o novo modelo deve começar a ser implementado progressivamente a partir de 2022, começando pelos 1º anos do Ensino Médio. A previsão é de implementação nos 1º e 2º anos em 2023 e nos 3º anos em 2024, completando o ciclo. 

Construindo uma trajetória com propósito 

Aluno desenhando em quadro branco, explicando conteúdo a colegas, no Living 360º

Foto: Bruno Todeschini

Sair do ensino médio e fazer decisões sobre o futuro profissional pode ser desafiador. Mesmo assim essa jornada não precisa ser um problema e pode se tornar uma oportunidade de autoconhecimento. 

Para que estudantes comecem a planejar e criar caminhos que façam sentido com os seus objetivos de vida, a PUCRS lançou em 2020 o Projetando o Futuro, uma experiência completa de autodescoberta. O objetivo é incentivar a autonomia e o protagonismo de jovens diante de seus próprios destinos. Conheça o projeto e incentive seus/as estudantes! 

Sobre os convidados 

Ricardo Mariz é pedagogo, doutor em Sociologia e mestre em Educação. Atualmente, coordena a área de Missão e Gestão da União Marista do Brasil (Umbrasil) e o Grupo de Pesquisa Cartografias dos territórios de aprendizagem CNPQ/UCB. Participa do Grupo de Pesquisa de Sociologia Clínica CNPQ/UnB e é conselheiro do Movimento de Educação de Base da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Manuir Mentges é filósofo, doutorando e mestrado em Educação e especialista em Gestão da Educação pela PUCRS. Também atua como pesquisador permanente na Universidade. 

InScreva-se para a formação gratuita sobre o Novo Ensino Médio


Leia Mais Veja todas