Novo ambulatório para atendimento de colaboradores já está em funcionamento no HSL

Espaço Cuidar será campo de prática para estudantes da Saúde e irá ofertar consultas em diferentes áreas, além de exames com preços diferenciados

23/05/2023 - 18h04
espaço cuidar

Foi inaugurado o Espaço Cuidar, ambulatório do Hospital São Lucas destinado ao atendimento de colaboradores/ Foto: Divulgação | HSL

Já está em funcionamento no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) o Espaço Cuidar, um ambulatório que oferece atendimento com consultas e exames a preços diferenciados para colaboradores e estagiários/as da Universidade, do HSL, do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul e do Parque Esportivo. O objetivo é possibilitar um campo de prática para estudantes da área da Saúde com foco na humanização e a oferta de cuidado integral aos pacientes, integrantes da comunidade universitária.  

A iniciativa que começou com a atuação do hospital e de docentes e estudantes de graduação da Escola de Medicina, no segundo semestre deve contar também com o reforço de estudantes de graduação e da residência multiprofissional da Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Com avaliação multidisciplinar, o Espaço Cuidar está localizado no 3º andar do HSL, no conjunto 317, e conta com ambulatórios de clínica geral, doenças renais, hipertensão, doenças do coração, diabete, obesidade, tabagismo e doenças pulmonares. Os exames solicitados em consultas serão realizados no Laboratório Clínico e no Centro de Diagnóstico por Imagem da instituição. 

“O Espaço Cuidar do HSL será mais um benefício muito importante para os colegas da PUCRS, em especial para aqueles que precisam de um atendimento especializado e terão isso a passos de distância, no nosso hospital que é uma referência em saúde no Estado e no País. Contar com o atendimento de nossos estudantes de Medicina e a supervisão direta de médicos renomados será uma oportunidade também para cuidarmos da nossa saúde – cada vez mais – de maneira preventiva, pensando no futuro. Uma oportunidade para cuidarmos da nossa saúde e do nosso bem-estar, destaca Isabel Degrazia, gerente de Gestão de Pessoas da PUCRS.  

Para agendar consultas, interessados/as devem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 3320-3354, por meio do ramal 3354 ou presencialmente no Espaço Cuidar. O pagamento tanto das consultas quanto dos exames poderá ser feito por meio de PIX, cartão de débito e crédito e desconto em folha de pagamento (exclusivo para colaboradores). 

Integração entre ensino e a promoção da saúde 

Integração entre ensino e serviço possibilita o desenvolvimento da educação interprofissional/ Foto: Divulgação | HSL

De acordo com o decano da Escola de Medicina, Leonardo Araújo Pinto, a integração entre o ensino e a assistência irá proporcionar benefícios ao aprendizado em temas importantes como diabetes, hipertensão e tabagismo. “Além do benefício para colaboradores, é um espaço de ensino em que professores médicos prestam assistência aos colaboradores ao mesmo tempo que ensinam estudantes, uma prática importante para a formação de médicos clínicos gerais”, explica.  

Andrea Bandeira, decana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, destaca que essa integração entre ensino e serviço é muito relevante para a promoção da saúde e cuidado integral de colaboradores, além de possibilitar o desenvolvimento da educação interprofissional por meio do encontro e compartilhamento das diferentes profissões da área da saúde. 

“Acreditamos que juntos poderemos qualificar muito a atenção a saúde dos colaboradores além de fortalecer o trabalho colaborativo na área da saúde e a educação interprofissional, pois à medida que os estudantes têm a oportunidade de compartilhar conhecimentos e construir projetos terapêuticos conjuntos, quem ganha com isso é o colaborador que recebe uma atenção à saúde integral e mais segura”, afirma.  

A estudante de Medicina, Carolina Boff Comiran, afirma que o novo espaço possibilita a prática para um atendimento de excelência. “Aqui os estudantes atendem sem a presença de residentes, mas com a supervisão dos professores, e eu acho que é muito importante, pois isso nos deixa mais preparados e experientes para atender nossos pacientes com a qualidade que eles merecem”, completa. 

Referências na área da Saúde 

O diretor geral do Hospital São Lucas, Saulo Mengarda, destaca que a iniciativa visa uma entrega de excelência com um olhar voltado à comunidade universitária: “Teremos o acompanhamento de excelentes profissionais da área, que são referências em seus campos de atuação e também para os estudantes que estarão aprendendo enquanto cuidam da saúde de quem atua no dia a dia do hospital e da Universidade”, ressalta. Confira alguns dos profissionais que já são referência no Espaço Cuidar:  

Daniele Escouto: doutora em Medicina e professora da Escola de Medicina. Realizou programa de Doutorado Sanduíche no King’s College London e desenvolve projetos de pesquisa com ênfase em doenças hipertensivas gestacionais e epidemiologia. 

Andres Ferrari: doutor em Medicina, Tecnologia e Intervenção em Cardiologia e coordenador da área de Estimulação Cardíaca do Laboratório de Eletrofisiologia do Serviço de Cardiologia do HSL. Possui residência médica em Emergência Clínica, especialização em Clínica Médica pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Clínica Médica e especialização em Cardiologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Cardiologia. 

André Zanella: doutor em Endocrinologia e membro da Sociedade Latino-Americana de Tireoide e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Contempla o corpo clínico do Serviço de Endocrinologia do HSL, atuando como preceptor no ambulatório de tireoide. 

Gustavo Chatkin: médico pneumologista, membro do Serviço de Pneumologia do HSL e habilitado pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia em Prevenção e Tratamento do Tabagismo. É coordenador do Módulo de Emergências Respiratórias do curso de Pós-graduação da Sociedade Brasileira de Pneumologia. 

Leia também: PUCRS integra Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde


Leia Mais Veja todas