Nova Unidade de Pesquisa Neurovascular na PUCRS

Serão desenvolvidos estudos clínicos e experimentais no InsCer e HSL

Por: Cristiane Weber/InsCer PUCRS

28/06/2016 - 16h04
Unidade de Pesquisa Neurovascular (Unipen)

Foto: Cristiane Weber/InsCer PUCRS

O Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e o Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) lançaram recentemente uma nova Unidade de Pesquisa Neurovascular (Unipen). A proposta é desenvolver estudos clínicos e experimentais, formar pesquisadores em neurologia vascular, e capacitar profissionais para o atendimento à população.

A Unidade já é formada por médicos neurologistas com atuação clínica e pesquisa em neurologia vascular e contará também com a participação do médico do Hospital Sírio-Libanês Ayrton Massaro, com 25 anos de experiência na área e fundador da Sociedade Ibero-Americana de Doenças Cerebrovasculares. De acordo com ele, a decisão de ser um pesquisador associado ao InsCer partiu de todo o potencial do Instituto. “Vim atraído por esse alto nível científico e por pesquisadores de renome como Jaderson Costa da Costa”. Segundo ele, a pesquisa translacional deve tornar o InsCer referência mundial na área de neurologia vascular em poucos anos. “Com nossas linhas de pesquisa, vamos unir forças para chegar a esse objetivo”, ressalta.

A Unipen buscará consolidar ainda a internacionalização do Instituto, desenvolvendo parcerias com pesquisadores de diversos países. De acordo com Massaro, “a integração de pessoas com o alto nível científico e as instalações, com tecnologia de ponta, proporcionam exclusividade ao programa no País”. Além disso, se forem elencadas as demais unidades de pesquisa já existentes, focadas em Epilepsia, Alzheimer e Esclerose Múltipla, a referência, de acordo com ele, se torna latino-americana.

O foco dos estudos desenvolvidos será o das doenças cerebrovasculares e as pesquisas ocorrerão com pacientes selecionados previamente ou em atendimento no Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas. A característica translacional será um dos diferenciais dos estudos realizados pela Unipen, onde os membros desenvolverão suas linhas de pesquisa desde a bancada laboratorial até o atendimento clínico, tornando o pesquisador participante um líder em sua área de atuação.

AVC: alto índice de mortalidade e morbidade

A importância da formação da unidade se dá em um contexto onde o AVC é a principal causa de mortalidade e morbidade (sequelas) na América Latina. O AVC é subdividido em dois grandes grupos: isquêmico e hemorrágico. No primeiro, o mais comum, ocorre uma súbita interrupção no fluxo sanguíneo cerebral, provocando um processo de infarto (isquemia) cerebral. No segundo, mais grave, ocorre uma ruptura da parede de um vaso sanguíneo (em geral causada por hipertensão arterial ou ruptura de malformações vasculares cerebrais), que causa uma lesão direta sobre o parênquima cerebral.