O Dia Internacional dos Museus é comemorado hoje, 18 de maio

18/05/2023 - 16h25
Museus em Porto Alegre: 5 lugares que você precisa conhecer

O Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS recebeu mais de 200 mil visitas em 2022/Foto: Jonathan Heckler. / Foto: Jonathan Heckler

Instituição com origem ainda na Antiguidade, os museus foram criados para serem um espaço de preservação tanto de objetos como da cultura. Sendo espaços de difusão do conhecimento, os museus são entidades que estão a serviço das pessoas, promovendo práticas que buscam enriquecer o reportório cultural dos indivíduos e da sociedade.

Criado em 1977, na França, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), o Dia Internacional dos Museus é celebrado em todo mundo dia 18 de maio. Para celebrar a data, separamos cinco dicas de museus para você visitar em Porto Alegre. Confira!

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Com mais de sete décadas de existência, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS está alinhado com os princípios da Universidade de preservar e difundir o conhecimento por meio de seus acervos e exposições. Com exposições itinerantes e outras de longa duração, o museu recebe diariamente visitas de estudantes e público de todas as idades. O espaço está sempre se renovando e, por meio de novas tecnologias, buscando aproximar o público das exposições das mais diversas temáticas: arqueologia, biodiversidade, mudanças do clima, universo, corpo humano. Em 2022, o Museu recebeu mais de 200 mil visitantes.

Outra oportunidade de conhecer o acervo da PUCRS é por meio do Projeto Museu Itinerante, que busca promover a ciência aos municípios distantes de Porto Alegre. O programa pode ser incluído em eventos culturais, exposições e feiras, e esteve em 90 municípios diferentes em todo o País.

Espaço Força e Luz

Anteriormente conhecido como Centro Cultural Erico Verissimo, o Espaço Força e Luz funciona como um centro cultural de Porto Alegre, com foco na promoção das relações entre cultura e literatura. O local conta com exposições, biblioteca, espaço de conservação de obras literárias, salas para oficinas e cursos, além de abrigar também o Museu de Eletricidade do Rio Grand do Sul.