Museu da PUCRS realiza programação especial

Dentro do Outubro Genial, serão várias ações para cientistas de todas as idades

16/10/2017 - 17h43
museu, mct, cientista, ciencia, dia do professor, dia da criança, dia c de ciência, espaco jovem cientista

Foto: Camila Cunha/PUCRS

Até o final deste mês, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) realiza o Outubro Genial. São várias ações educativas, com diversas datas e horários, para cientistas de todas as idades. As vagas são limitadas e pagas, com exceção do museu itinerante, que é gratuito.

Entre as atividades, está a Uma Noite no Museu, na qual as crianças desvendam mistérios.

Os participantes também poderão conferir curiosidades científicas nos Minutos da Ciência: Ciência? E eu com isso? e trilhar os caminhos da evolução passando pelas exposições A Viagem do Beagle até Marcas da Evolução. Além disso, ocorrerão encontros com pesquisadores internacionais no Connecting Museums (UK-BR) sobre liderança, inovação e educação em museus de ciências.

O MCT funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 10h às 18h.  As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Mais informações pelo telefone (51) 3320-3697.

Confira a programação completa:

• 17/10 – Connecting Museums (UK-BR): liderança, inovação e educação em museus de ciências: é um ciclo de debates com pesquisadores nacionais e internacionais sobre liderança, inovação, gestão e práticas educativas em museus de ciências. Estarão presentes representantes do Great North Museum e do Oxford University Museum of Natural History, ambos do Reino Unido. Com tradução simultânea e certificação aos participantes, a atividade ocorrerá no auditório do prédio 40, sala 202.
  • 16 a 20/10 – Programa Museu Itinerante em Passo Fundo: aberto ao público, é a oportunidade de conferir os experimentos interativos da exposição itinerante no Centro de Atividades do SESI, em Passo Fundo.
  • 20 a 21/10 – Uma Noite no Museu: futuros cientistas de 9 a 12 anos participam de um desafio na exposição do Museu para desvendar mistérios e analisar pistas em uma noite cheia de investigação e descobertas na exposição do Museu.
  • 25/10 – Dia C da Ciência na PUCRS: universidades e institutos tecnológicos participam da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para sensibilizar, aproximar e informar a população da pesquisa científica no Brasil. A PUCRS participa, por meio de ações educacionais interativas no Museu, com a série de Minutos da Ciência: “Ciência? E eu com isso?”.
  • 23 a 27/10 – Programa Museu Itinerante em Santa Maria: Confira os experimentos interativos da exposição itinerante, no Pavilhão Polivalente do Centro de Eventos da UFSM em Santa Maria.

Uma Noite no Museu faz parte do Maristas em Rede

Para marcar essa data e deixar um legado à sociedade, foi lançado o projeto Maristas em Rede, que propõe a realização de 200 ações para comemorar o bicentenário. Irmãos, profissionais, estudantes, famílias e sociedade estão engajados na realização de ações sociais que estejam relacionadas aos seguintes eixos: educação, cidadania, direitos humanos, arte e cultura, esporte, espiritualidade, sustentabilidade e inovação. Todas as iniciativas a comunidade está convidada a contribuir, seja como voluntária ou com sugestões. Basta acessar o site e participar dessa corrente do bem.