Minicurso apresenta métodos formais da Filosofia

Evento ocorre em 24 de agosto, em preparação ao I Workshop em Filosofia & Probabilidade

14/08/2017 - 09h36

Minicurso Filosofia WorkshopA Escola de Humanidades promove, no dia 24 de agosto, um Minicurso sobre Métodos Formais em Filosofia. Em preparação para o I Workshop em Filosofia & Probabilidade, a proposta é apresentar aos participantes princípios e ferramentas básicas empregadas na pesquisa em Filosofia. O evento, que ocorre na sala 502 do prédio 5 do Campus, divide-se em duas palestras.

A primeira, Teoria dos Conjuntos, vai das 9h às 12h e é ministrada pelo doutorando em Filosofia Felipe Medeiros. Será apresentado o sistema ZFC (axiomas de Zermelo-Fraenkel e axioma da escolha) e algumas de suas principais definições e conceitos, além de uma introdução sobre assuntos como a cardinalidade e infinitos, o paradoxo de Russell, a diagonal de Cantor e o hotel de Hilbert.

André Neiva, também doutorando, ministra a segunda palestra, Teoria de Probabilidade, que ocorre das 14h às 17h. Ele irá tratar dos elementos básicos da teoria, procurando fornecer um acesso rápido e informativo ao cálculo probabilístico (axiomas de Kolmogorov e suas consequências lógicas) e abordando assuntos como o teorema de Bayes e suas aplicações, falácias e diferentes interpretações de probabilidade.

As atividades são gratuitas e abertas ao público. Não é necessário realizar inscrição prévia. Após o minicurso, interessados em receber certificado de participação devem enviar uma solicitação ao e-mail [email protected]. Mais informações podem ser obtidas no evento no Facebook.

Workshop

O I Workshop em Filosofia & Probabilidade ocorre de 23 a 24 de outubro, no auditório do prédio 40 da PUCRS. O evento irá tratar de temas mais avançados, abordando diversos tópicos relacionados à área. Os objetivos são formar um grupo de trabalho e preparar interessados em realizar pesquisas na área da Filosofia. Mais informações sobre o workshop estão disponíveis neste link.