Mesário Universitário: colabore com o processo democrático e receba horas complementares

Participação de estudantes como voluntários valerá 30h/aula em atividades extracurriculares complementares

16/08/2022 - 17h53
mesário universitário, eleições

Foto: Camila Cunha

Com o objetivo de integrar alunos e alunas de todos os cursos ao processo eleitoral, motivando e incentivando o exercício da cidadania, a Universidade firmou um convênio com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) para o programa Mesário Universitário.

Os/as estudantes participantes receberão 30h/aula em atividades extracurriculares. O primeiro turno das Eleições 2022 está marcado para o dia 2 de outubro. 

A ação prevê que quem assumir o compromisso de prestar serviço nas eleições receberá, em troca, a validação da instituição de ensino em que estiver matriculado/a pelas horas prestadas à Justiça Eleitoral como atividades complementares, dentro do total necessário para a conclusão do curso.  

Para se inscrever na ação mobilizada pela PUCRS é necessário estar matriculado/a a partir do 2º semestre e manifestar interesse por meio deste formulário até o dia 22/8. Após a inscrição, a avaliação dos dados e seleção do candidato/a fica a critério do TRE. 

Encontro para orientações e preparação 

No dia 23/8, às 10h30, no auditório do Prédio 50, haverá um encontro para inserir os estudantes inscritos no processo. Na ocasião, o reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, e o presidente do TRE-RS, o desembargador Francisco José Moesch, receberão os alunos/as. Antes das eleições, os/as participantes serão ainda convidados para um treinamento em que o Tribunal passará todas as orientações para o dia da Eleição.  

Mesário Voluntário: quem pode participar? 

Todos os estudantes de graduação matriculados a partir do 2º semestre estão convidados a participar. A atividade valerá como 30horas/aula a serem computadas como atividades extracurriculares, dentro do total necessário para a conclusão do curso.

SERVIÇO 

  • Programa Mesário Universitário | Eleições 2022 
  • Público: estudantes matriculados a partir do 2º semestre. 
  • Inscrições: interessados/as devem sinalizar interesse preenchendo este formulário até o dia 22/8. 

Leia Mais Veja todas