Mérito Cultural PUCRS será entregue a Martinho da Vila em 2023

Homenageado traz a Porto Alegre no mês de novembro o Concerto Negra Ópera. Espetáculo faz parte das comemorações de 75 anos da Universidade

04/09/2023 - 08h11

Martinho da Vila atua há mais de 50 anos no fortalecimento da cultura nacional, abraçando causas e temáticas sociais e fazendo música para todo mundo cantar, dançar e sambar. O reconhecimento Mérito Cultural, honraria que simboliza o reconhecimento da instituição à uma personalidade do meio artístico, será entregue em um show especial realizado em meio às comemorações de 75 anos da PUCRS, no dia 22 de novembro (quarta-feira), às 21h, no Salão de Atos Ir. Norberto Rauch.  

O Concerto Negra Ópera, inspirado no álbum que Martinho da Vila lançou em maio deste ano, promove a união de música popular e erudita, com referências da cultura afro-brasileira e tratamento orquestral ao repertório. É baseado no livro Ópera Negra, escrito pelo artista a partir da obra Pelléas et Mélisande, de Debussy. Em estrutura, o show se assemelha a uma ópera: apresenta abertura instrumental e divisão em três atos. As músicas abordam questões como a negritude, os conflitos da vida na favela, as rodas de capoeira e os pontos de umbanda e candomblé. 

Os ingressos já podem ser adquiridos no site e aplicativo Guichê Web ou no Campus da PUCRS – Saguão do Living 360º, Prédio 15 – Av. Ipiranga, 6681 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 19h, em frente à PUCRS Store).  

A cada ano, o Mérito Cultural PUCRS é atribuído a uma personalidade do meio artístico cuja carreira seja marcada pela defesa da cultura enquanto instrumento de humanização e educação. O Mérito já homenageou Fernanda Montenegro (2018), Maria Bethânia (2019), Lima Duarte (2020), Alcione (2021) e Alceu Valença (2022).   

Uma trajetória feita no compasso do samba 

Martinho da Vila nasceu em Duas Barras, no Rio de Janeiro, em 12 de fevereiro de 1938. A partir de 1965, passou a se dedicar de corpo e alma à Escola de Samba Unidos de Vila Isabel: compôs grande parte dos sambas-enredo consagrados e colaborou para a criação de temas de inúmeros desfiles. Surgiu para o grande público no III Festival da Record, em 1967, quando apresentou o partido alto Menina Moça. No ano seguinte, na quarta edição do mesmo festival, lançou seu primeiro sucesso, o clássico Casa de Bamba, seguido de O Pequeno Burguês. 

Nacionalmente conhecido como sambista, o artista é um legítimo representante da Música Popular Brasileira (MPB), com várias composições gravadas por cantores e cantoras de diversas vertentes musicais. Ao longo de sua trajetória, lançou mais de 20 livros, ultrapassou o marco de 50 álbuns e acumulou inúmeros prêmios e títulos, entre os quais figura agora o Mérito Cultural PUCRS 2023.  

Agende-se para o Mérito Cultural 

  • O quê: Mérito Cultural | Martinho da Vila: Concerto Negra Ópera
  • Data: 22 de novembro (quarta-feira)
  • Horário: 21h
  • Local: Salão de Atos da PUCRS
  • Ingressos: Site e aplicativo Guichê Web ou no Campus da PUCRS – Saguão do Living 360º, Prédio 15 – Av. Ipiranga, 6681 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 19h, em frente à PUCRS Store).    

Leia Mais Veja todas