Meditação Cristã é destacada na palestra de Dom Laurence Freeman

Evento com monge britânico reuniu a comunidade no auditório do Living 360º

30/04/2019 - 17h29
Dom Laurence Freeman, monge, meditação cristã, centro de pastoral e solidariedade

Foto: Camila Cunha

Nesta segunda-feira, 29 de abril, a PUCRS recebeu Dom Laurence Freeman, monge beneditino e importante mestre espiritual e representante da meditação cristã no mundo. Ele ministrou a palestra Meditação – uma visão contemplativa para o futuro da humanidade, no auditório do Living 360° (prédio 15 do Campus). A atividade foi promovida pelo Centro de Pastoral e Solidariedade, em parceria com a Comunidade Mundial de Meditação Cristã no Rio Grande do Sul. A plateia reuniu 90 pessoas entre alunos, professores, comunidade externa e participantes das sessões de meditação na Universidade.

Ao chegar ao Campus, Dom Laurence foi recebido pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Ir. Marcelo Bonhemberger. Eles conversaram sobre sobre os desafios de levar a mensagem da Pastoral para um público tão diverso sem perder a identidade. O monge partilhou que também viu esse desafio quando esteve em um evento similar na Universidade Católica de Georgetown, em Washington. O palestrante ainda visitou a Sala de Meditação, no Living 360°, a Igreja Universitária Cristo Mestre e a Rua da Cultura. Após do tour, Dom Laurence ficou alguns minutos na sala de meditação para se concentrar para palestra.

“É importante perceber o quão valioso é prestar atenção e dedicar tempo à dimensão espiritual da Educação. E nada é mais valioso do que ensinar meditação no contexto universitário. Isso não apenas ajuda os estudantes e o corpo docente a tirar maior proveito da sua vida acadêmica, com capacidade de controlar o estresse e a ansiedade, mas também dá aos estudantes um dom para levar para o mundo do trabalho quando eles saem da universidade”, destacou o monge, durante o evento.

Sobre Dom Laurence Freeman

É monge beneditino da Congregação Olivetana de Monte Oliveto Maggiore. Natural de Londres, estudou na Universidade de Oxford, atuou como jornalista e foi discípulo e amigo de John Main, considerado seu mestre espiritual. Precursor da Meditação Cristã em Londres, no ano de 1975, e em Montreal, em 1977, também é diretor da comunidade de oblatos beneditinos da Comunidade Mundial para a meditação Cristã (WCCM) e editor dos trabalhos de John Main. Autor dos livros, Primeira VistaPerder para Encontrar, Jesus o Mestre InteriorA Luz que vem de Dentro e A Prática Diária da Meditação Cristã. O monge vem anualmente ao Brasil para realizar retiros de meditação Cristã e ministrar palestras abertas em diversas cidades do país.

Meditação Cristã no Campus

Em 2018, por iniciativa da Pastoral, iniciou-se um grupo de Meditação Cristã na Universidade.  No primeiro momento, os encontros aconteciam na Igreja Universitária Cristo Mestre. Devido à adesão da comunidade universitária e ao sucesso da atividade, o projeto foi ampliado. Em 2019, foi inaugurada no Living 360º (sala 221 do prédio 15 do Campus) a Sala de Meditação. O espaço é dedicado ao silêncio e à contemplação. A programação do local das pode ser encontrada nas redes sociais da Pastoral e neste link.