Mascotes do MCT e de museu inglês apresentam vídeo educativo sobre fósseis

Produção é resultado de parceria entre o Museu da PUCRS e museu universitário do Reino Unido

Por: Redação Ascom

20/02/2017 - 11h45

2017_02_20_Video_parceria_Museus

Um vídeo lúdico sobre fósseis, resultado de uma parceria entre o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS) e o Great North Museum: Hancock (GNM), da Newcastle University (Reino Unido), será exibido durante a exposição Bones: Skeleton Secrets of the Animal World, até o dia 14 de maio no museu inglês.

Na produção, o mascote Albany, do GNM, e EuGênio, do MCT-PUCRS, cantam a música The Fossil Song, explicando o surgimento e o processo de formação dos fósseis. O vídeo pode ser assistido neste link. As equipes educacionais e curadores de ambos museus trabalharam em conjunto para a criação da exposição inglesa. O trabalho em grupo também resultou na exposição Marcas da Evolução, que será exibida no MCT-PUCRS ainda no primeiro semestre. A concepção dos projetos busca desenvolver no público a compreensão sobre o processo evolutivo a partir das modificações ambientais ocorridas no Planeta.

Parceria Internacional

A parceria entre a PUCRS e a Newcastle University foi estabelecida por meio do edital Institutional Skills 2015-2016, promovido pelo British Council com financiamento do Newton Fund, um dos mais importantes fundos de financiamento e fomento de pesquisa e inovação do Reino Unido.

Da aproximação entre as duas universidades, surgiu o projeto The use of museums scientific collections for teaching evolution and understanding of environmental changes from the ecomuseologic perspective, que resultou em propostas educativas e museográficas para as exposições. A parceria integra as atividades de ensino, pesquisa e extensão das universidades, a fim de que atuem junto à comunidade acadêmica e ao público externo.