Liga de Sexologia do curso de Medicina realiza oficina no Colégio Marista Vettorello em homenagem ao mês da Mulher

Integrantes da liga ministraram as oficinas Saúde da Mulher e Métodos Contraceptivos durante evento comemorativo do colégio

13/03/2024 - 11h24
Liga de Sexologia do curso de Medicina

Projeto da Liga leva informações sobre educação sexual para as escolas de forma acessível e descontraída. / Foto: Divulgação

A Liga de Sexologia (LiSex) do curso de Medicina da PUCRS realizou, na última sexta-feira (8), atividades de reflexão sobre o Dia da Mulher no Colégio Marista Vettorello. O primeiro momento da noite contou com uma palestra para todos os/as estudantes, que também puderam escolher entre dez oficinas de diversos temas para se aprofundar em temas de seu interesse. Entre essas estavam as duas oficinas promovidas pela LiSex: Saúde da Mulher e Métodos Contraceptivos 

“A noite reflexiva sobre o Dia da Mulher faz com que também os homens, mas em especial as mulheres das mais variadas idades que estudam em nosso colégio, tenham momentos para analisar e pensar o porquê da ‘comemoração’ desse dia que perpassa os parabéns, rosas e bombons”, comenta Márcio Basso, professor do Colégio Marista Vettorello e um dos organizadores do evento.

A presidente da LiSex, Carolina Lucini, afirma que o projeto de levar a educação sexual para as escolas tem sido um sucesso por transformar assuntos sérios em aulas simples e descontraídas para os adolescentes. As oficinas tratam de temas como mudanças corporais que a puberdade traz, a importância de conhecer seu próprio corpo e informações práticas sobre métodos contraceptivos. A liga também leva informações sobre proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dados para conscientização sobre gravidez na adolescência e como identificar e combater violência sexual.  

“Acreditamos que a melhor forma de evoluirmos nas questões de saúde pública do nosso país é espalhando informação de qualidade e é isso que tentamos levar para as escolas”, afirma ela. 

Atualmente, a LiSex conta com 25 integrantes e nove membros diretores: Carolina Lucini (presidente), Lara Chaves (vice-presidente), Rodrigo Ogando e Jamylle Rodrigues (diretores de eventos), Karine Martins e Maria Fernanda Wentz (diretoras de extensão), Carla Monteiro (diretora de pesquisa), Luiza Ribeiro e Luiza Schnorr (diretoras de marketing).  

Leia também: Levantamento do PUCRS Data Social aponta que 13,4% das mulheres no RS estão fora do mercado de trabalho em função de atividades domésticas

Liga de Sexologia do curso de Medicina

As oficinas trataram de assuntos sobre Saúde da Mulher e Métodos Contraceptivos. / Foto: Divulgação

A presidente Carolina comenta que é gratificante conseguir levar informação de qualidade sobre saúde para os/as alunos/as dos colégios de Porto Alegre, além de permitir que se comuniquem de forma adequada com o público jovem, levando informações importantes de maneira descontraída. 

“É um privilégio poder colaborar para a educação sexual dos adolescentes, oferecendo conhecimentos essenciais para poderem tomar decisões conscientes e responsáveis sobre sua saúde e bem-estar. Sabemos que a adolescência é uma fase de descobertas e questionamentos, e poder fornecer orientações precisas e acessíveis é fundamental para ajudá-los a atravessar esse período com segurança e confiança. Quando visitamos os colégios e interagimos com os alunos, percebemos o impacto positivo que nossa abordagem tem tido. É gratificante ver como os estudantes se engajam e participam ativamente das discussões, demonstrando interesse em aprender mais sobre os tópicos”, comenta ela. 

Além disso, ela ressalta que proporcionar um ambiente aberto e inclusivo para discutir questões de sexualidade e saúde mental também é uma parte importante do trabalho da liga, para que os alunos se sintam confortáveis para expressar suas dúvidas, preocupações e experiências, sem julgamentos ou tabus. “Acreditamos que ao promover uma cultura de respeito, empatia e aceitação, estamos contribuindo para o bem-estar emocional e social dos jovens e da nossa comunidade”, pontua. 

Sobre a liga 

A Liga Acadêmica de Sexologia da PUCRS foi fundada em 2021, a partir da percepção sobre a abordagem escassa a respeito da sexualidade humana na grade curricular do curso de Medicina. Coordenada pela professora Nadiessa Almeida, médica ginecologista e obstetra pela PUCRS e professora da Escola de Medicina, a liga tem o papel de levar o conhecimento sobre saúde sexual da mulher e do homem para a comunidade, espalhando informação de qualidade com responsabilidade social e trazendo temas atuais tornando-os acessíveis. 


Leia Mais Veja todas