Incentivo à atividade física: PUCRS lança projeto para atender de forma gratuita 500 idosos

Projeto de Incentivo à Atividade Física para Idosos (PIAFI) busca prestar assistência gratuita para idosos em vulnerabilidade social por meio de atividades físicas

06/09/2022 - 16h34

PIAFINa manhã desta terça-feira, dia 6 de setembro, a PUCRS realizou o lançamento do Projeto de Incentivo à Atividade Física para Idosos (PIAFI). A iniciativa acontece em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre (COMUI) e visa atender 200 idosos até o final de 2022 e mais 300 ao longo de 2023. O projeto é liderado pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUCRS e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação busca prestar assistência gratuita para idosos em vulnerabilidade social por meio de atividades físicas.

Na cerimônia de lançamento, no Auditório do Parque Esportivo da PUCRS, o diretor do IGG, Douglas Sato, apresentou a proposta do programa, enfatizando a importância da atividade física para a prevenção de doenças. “Nosso objetivo central é prevenir, tratar e reabilitar o idoso portador de polipatologias, através da atividade física personalizada e atividades em grupo”, afirmou.

Sato falou sobre os resultados esperados do programa, entre eles a atividade física como intervenção de saúde, aumento de qualidade de vida e anos vividos com saúde, redução de morbidade e mortalidade e, por fim, políticas públicas baseadas em estudos de custo-utilidade-efetividades relacionados à saúde do idoso.

O reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, abordou a longa e consolidada tradição da Universidade na pesquisa, ensino e atividades de extensão voltadas para temas relacionados à terceira idade e ao envelhecimento com qualidade de vida. “Desde a pioneira criação na América Latina do Instituto de Geriatria e Gerontologia há várias décadas, passando pelo Programa Geron e, desde 2018, a Universidade Aberta da Terceira Idade, possuíamos cada vez mais iniciativas voltadas para a área, que reforçam nosso papel de referência no tema”, afirmou. Para Teixeira, o PIAFI chega para beneficiar um grande contingente de pessoas e fortalecer ainda mais as ações em prol da terceira idade.

Representantes da Universidade e da Prefeitura de Porto Alegre estiveram presentes no lançamento do programa / Foto: Matheus Gomes

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da PUCRS Carlos Eduardo Lobo e Silva destacou a integração da pesquisa de excelência com impacto social neste projeto. “O PIAFI nasce ancorado no conhecimento dos nossos/as pesquisadores/as, propõe e implementa soluções e melhorias reais para a vida das pessoas, e, ainda, nos ajuda a construir um programa modelo na promoção da saúde e da qualidade de vida dos idosos. A excelência da pesquisa da PUCRS deve, cada dia mais, transbordar para muito além dos muros dos laboratórios e transformar vidas”, adicionou.

A primeira-dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino, esteve presente na cerimônia representando o prefeito Sebastião Mello e celebrou o novo projeto, destacando a importância de iniciativas que acolham idosos, bem como a parceria firmada entre PUCRS e Prefeitura de Porto Alegre. “É uma alegria ver a universidade acolhendo esses idosos para que possam ter uma vida mais saudável, podendo desfrutar de mais bem-estar e qualidade de vida”, afirmou.

Sobre o PIAFI

O programa será conduzido pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia em parceria com o Hospital São Lucas da PUCRS e compreende diferentes modalidades, as Gerontoatividades, em que o objetivo é a prevenção e o tratamento das principais doenças que incidem no envelhecimento e dos sintomas que comprometem a qualidade de vida dos idosos.

A partir desse trabalho, busca-se colaborar para que estas pessoas consigam envelhecer com autonomia e independência. Os pré-requisitos para a participação no programa envolvem uma avaliação médica, atestado médico e uma avaliação da condição física funcional. Os participantes serão conduzidos para o PIAFI a partir do encaminhamento médico do Hospital. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].