Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Labelo inaugura novo selo de qualidade e Laboratório de Ordenhadeiras

Espaço facilitará a produção de leite e ajudará a manter o foco do processo no bem-estar dos animais

16/10/2020 - 09h58
Labelo inaugura novo selo de qualidade e Laboratório de Ordenhadeiras

Foto: Reprodução

O novo Laboratório de Ordenhadeiras, instalado junto aos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica da PUCRS (Labelo), foi inaugurado recentemente. O projeto vai oferecer maior tranquilidade para a produção de leite, segurança para a sanidade do rebanho, menor esforço durante a ordenha e produtos de maior qualidade, agregando valor para empresas do ramo. 

Entre os compromissos do projeto estão a qualidade dos processos, a conformidade com as normas de fabricação, a sustentabilidade, a ética e a transparência na relação com o mercado. 

A iniciativa surgiu a partir de uma parceria entre a Comissão das Indústrias de Equipamentos para a Pecuária de Leite (Ciepel) do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers) e o Labelo. 

“Iniciamos um trabalho visando o agrupamento das empresas e desenvolvimento de consciência quanto a importância de avanços na qualidade dos equipamentos e das relações com quem consome. Inovar não é apenas lançar produtos novos, mas é também desenvolver novas formas e instrumentos de relacionamento com o mercado”, explica Carlos Machado, coordenador da Ciepel. 

Cuidados com os animais 

Labelo inaugura novo selo de qualidade e Laboratório de Ordenhadeiras

Foto: Reprodução

Muitos dos ensaios realizados impactam diretamente no bem-estar animal. Uma ordenhadeira mal dimensionada, com peças de má qualidade, pode ofertar riscos aos animais, ocasionando doenças, mastites nos tetos da vaca, gerando sofrimento ao rebanho e prejuízos na produção. 

“Toda a cadeia produtiva será beneficiada. A ordenhadeira impacta na qualidade do leite, na sanidade dos animais e, por decorrência, nos resultados financeiros da propriedade”, destaca Machado. 

Impacto na indústria nacional 

A expectativa é de que mais fabricantes do Brasil participem do projeto, ampliando a atuação da iniciativa na cadeia produtiva do leite. Até o final de 2020 deverão estar concluídos os ensaios com pelo menos seis empresas da região sul do País. 

Esta é uma oportunidade de impactar positivamente a sociedade e fortalecer o posicionamento estratégico da Universidade. O selo de qualidade faz com que os investimentos de quem produz, em grande parte produtores/as de pequeno porte, sejam preservados por uma ordenha suportada por equipamentos de qualidade”, conta Israel Teixeira, diretor do Labelo. 

Labelo inaugura novo selo de qualidade e Laboratório de Ordenhadeiras

Foto: Reprodução

Está previsto que os primeiros equipamentos com o Selo de Qualidade e Conformidade já estarão disponíveis para o mercado no primeiro semestre de 2021. 

Sobre o Labelo 

Há mais 50 anos o Labelo atua na calibração de instrumentos de medição e ensaios da conformidade para certificação de produtos. A partir de metrologias científicas e industriais, se tornou um dos mais importantes laboratórios do segmento no Brasil, com a acreditação pelos organismos de competência nacional e a projeção internacional como referência de qualidade e confiabilidade.