Instituto de Geriatria recebe homenagem

Câmara Municipal entrega Diploma de Honra ao Mérito à PUCRS

28/03/2018 - 15h24
Foto: Andielli Silveira/CMPA

Clotet (E), Terra, vereador Oliboni, Carla, vereador Nedel, Moriguchi e presidente do TJ Militar, coronel Paulo Roberto Rodrigues
Foto: Andielli Silveira/CMPA

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou na terça-feira, dia 27, o Diploma de Honra ao Mérito para a PUCRS em função do trabalho pioneiro e de qualidade realizado pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) há 45 anos. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carla Bonan, o ex-reitor Ir. Joaquim Clotet, o diretor do IGG, Newton Terra, e o fundador do instituto, Yukio Moriguchi, representaram a Universidade. A cerimônia ocorreu no plenário Otávio Rocha, na Avenida Loureiro da Silva, 255.

Terra lembrou o pioneirismo de Moriguchi e do então reitor Ir. José Otão na área da Geriatria e Gerontologia. A Universidade instalou a residência em Geriatria em 1975 e a especialização, em 1980, contribuindo para a formação de profissionais da saúde que trabalham com idosos. “Foi a grandeza de um médico japonês e de um religioso brasileiro que resultaram na concretização dessa obra.”

Newton Terra, homenagem IGG na Câmara Municipal

Foto: Andielli Silveira/CMPA

Nesse período, o instituto soma mais de 100 mil atendimentos, 3 mil pesquisas e 800 publicações científicas sobre o envelhecimento. Hoje mantém intercâmbio científico com as universidades do Porto, de Lisboa (Portugal), de Milão (Itália) e Lausanne (Suíça).

Regente da primeira disciplina de Geriatria da América Latina, na Medicina da PUCRS, a partir de 1971, Moriguchi criou o IGG por meio de um intercâmbio médico-científico entre os governos do Brasil e do Japão, via Japan International Cooperation Agency. O país oriental destinou 5 milhões de dólares em equipamentos e formação de pessoal. “Como o Japão vivia ainda as consequências do pós-guerra, quase ninguém era chamado no exterior. Pela honra do convite recebido, pois, para o país educação é prioridade, o governo quis retribuir a PUCRS”, contou, certa vez, o professor Moriguchi, hoje com 92 anos.