Incubadora Raiar recebe empresários Coreanos

Incubadora Raiar recebe empresários Coreanos

Dae Gong Lee e Sang Jun Park, das startups JhonGyu e 2gather
Foto: Divulgação – Ascom/PUCRS

Durante esta semana, empresários coreanos estão no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) para conhecer o espaço. Dae Gong Lee e Sang Jun Park, das startups JhonGyu e 2gather, respectivamente, chegaram na segunda-feira, quando se instalaram na Incubadora Raiar da Universidade, e permanecem até esta sexta-feira, dia 5 de agosto. Durante o período, eles participam da Incubação Cruzada, ação que faz parte do Programa de Promoção da Economia Criativa, uma iniciativa da Samsung, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e do Centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu (CCEI), da Coreia do Sul. Além de conhecerem o ambiente do Parque, os profissionais estão se aproximando de empresários, participando de encontros de negócio e prospectando oportunidades no Brasil. Tanto para os estrangeiros como para os brasileiros, este é um momento de conhecer formas de internacionalização nos diferentes países, vislumbrar possibilidades de negócio e passar por uma imersão cultural.

O Programa de Promoção da Economia Criativa foi lançado em 2015 a partir de uma cooperação entre o Brasil e Coréia do Sul. O objetivo principal é apoiar o desenvolvimento e a aceleração de empreendimentos de base tecnológica que atuam em áreas de interesse da Samsung. No âmbito do Programa, duas empresas de cada país escolheram localidades a serem visitadas com foco em internacionalização, e Porto Alegre foi o local eleito pelos sul-coreanos. As empresas brasileiras passarão pelo mesmo processo, visitando o país parceiro durante um mês. Além de conhecerem o ambiente escolhido, recebem aporte financeiro, mentorias qualificadas de profissionais do mercado nacional e internacional e a possibilidade de inserção no ciclo produtivo de empresas globais. Em 2015, uma comitiva do Tecnopuc esteve na Coreia do Sul e visitou a sede da Samsung, o que potencializou as relações que se consolidam com a vinda dos dois empresários.

Esta ação está alinhada ao Programa de Internacionalização do Tecnopuc. O Parque possui acordos bilaterais com diversos ambientes de inovação pelo mundo, envolvendo países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, Rússia e China, entre outros. Além disso, faz parte de redes internacionais, que dão acesso a mais de 150 ambientes de inovação ao redor do mundo. Essa aproximação não beneficia apenas as empresas interessadas em se estabelecer em outro país, mas também as que desejam conexões internacionais, mesmo permanecendo no local de origem.