Incubada na Raiar, Smartlife aposta no mercado italiano

27/06/2016 - 14h00
Fachada da Incubadora Raiar

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

A SmartLife, empresa com sede na Raiar – Incubadora de Empresas da PUCRS, venceu a chamada para participar do projeto Street Smart Retail, promovido pelo European Institute of Innovation & Technology (EIT Digital), com sede italiana em Trento, em parceria com a Fondazione Bruno Kessler (FBK). A startup é a primeira brasileira a participar do programa, que visa ampliar a colaboração Brasil/Europa em pesquisa, desenvolvimento e inovação digital para o setor varejista.

De acordo com Sandro Battisti, gerente de inovação na EIT Digital e responsável pelo projeto, a participação da SmartLife é o primeiro passo para abertura de novos canais de desenvolvimento tecnológico e de negócios entre o Brasil e a Europa no setor varejista. “Queremos propor o uso de tecnologias disruptivas para potenciais clientes do Mercosul, como varejistas ligados ao futebol, a partir da experiência da SmartLife nesse setor. Após, a ideia é expandir a solução comercial para toda a Europa”, projeta.

Gustavo Back, CEO da empresa gaúcha, explica que a principal função da plataforma SmartLife é agregar vantagens e conveniências ao processo de transação digital, por meio de um aplicativo móvel com soluções de pagamento. A plataforma criada para solução de bares, boates e restaurantes permitiu que a SmartLife desenvolvesse o aplicativo para o Sport Club Internacional com diversas funcionalidades inovadoras nesse novo segmento.

“Esse conhecimento será compartilhado com o mercado europeu para também gerar novos negócios estratégicos”, acrescenta Back. Battisti completa dizendo que, a partir dessa experiência, “a SmartLife poderá participar de outras iniciativas de relevo no setor varejista na Europa”.

A FBK é uma organização de pesquisa sem fins lucrativos que, por meio do seu Centro de Tecnologia da Informação, desenvolve novas soluções capazes de gerenciar conteúdo de mídia. Sua relação com o Tecnopuc vem desde 2013, quando foi firmado acordo de internacionalização entre as duas instituições, facilitando a entrada de empresas brasileiras no mercado italiano, assim como organizações italianas em solo verde-amarelo.

O Tecnopuc possui acordos bilaterais com diversos ambientes de inovação pelo mundo, envolvendo países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, Rússia e China, entre outros. Além disso, faz parte de redes internacionais, que dão acesso a mais de 150 ambientes de inovação ao redor do mundo. Essa aproximação não beneficia apenas as empresas interessadas em se estabelecer em outro país, mas também as que desejam conexões internacionais, mesmo permanecendo por aqui.