Inauguração do busto do Irmão Norberto Rauch

Evento será no dia 17, às 18h, no Portal Tecnopuc

15/12/2015 - 10h16

Nesta quinta-feira, 17 de dezembro, ocorre a cerimônia de inauguração do busto do Irmão Norberto Francisco Rauch, ex-reitor da Universidade, que dirigiu a PUCRS de 1978 a 2004. Empreendedor e visionário, o Irmão Marista, que faleceu em 2011, transformou a Instituição em um centro de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. O busto será colocado em frente ao Portal Tecnopuc, prédio 99A do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), no Parque Científico e Tecnológico, do qual foi grande idealizador. O evento será às 18h, logo após a apresentação do novo Planejamento Estratégico da Instituição. O lançamento do Planejamento contará com a presença da Administração Superior e começa às 17h, no Global Tecnopuc.

Norberto Rauch

Inauguração do busto do Irmão Norberto Rauch

Foto: Arquivo – Ascom/PUCRS

Empreendedor, com visão de futuro e obstinado. Com base no impulso inicial dado pelo Ir. José Otão na Reitoria, com quem conviveu e trabalhou por 20 anos, Rauch foi o idealizador e, com suas equipes, iniciou obras como o Museu de Ciências e Tecnologia (MCT), o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), hoje reunindo mais de 120 organizações que geram seis mil empregos, e o Parque Esportivo, do qual fazem parte o Estádio Universitário, de dimensões oficiais, e uma piscina olímpica.

Natural de Santa Cruz do Sul, ingressou no Instituto dos Irmãos Maristas na adolescência. Viu a Universidade nascer (foi aluno do Bacharelado em Matemática e da Licenciatura em Física, nos anos 1950). Quando assumiu o cargo, em dezembro de 1978, havia dirigido o Instituto de Física (hoje Faculdade) por seis anos e presidido a União Sul-Brasileira de Educação e Ensino, mantenedora da PUCRS, de 1975 a 1977.

Em 2004, recebeu a Medalha do Conhecimento, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Confederação Nacional da Indústria e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O Governo do Estado conferiu-lhe, no mesmo ano, a Medalha Negrinho do Pastoreio, uma das comendas mais importantes do Rio Grande do Sul, em homenagem aos serviços prestados à comunidade. Outra relevante honraria recebida do Executivo Estadual foi a Ordem do Ponche Verde, em 1997. Da Assembleia Legislativa recebeu, dez anos depois, a Medalha Mérito Farroupilha. Torcedor do Grêmio, apreciava livros, música e cinema. Em 2014, por proposição do vereador João Carlos Nedel, foi inaugurada uma Rua com seu nome. Ela está localizada no América bairro planejado, com acesso pela avenida Antonio de Carvalho, número 1.685.