A importância de ter uma qualidade de sono

A professora Magda Lahorgue abordou o tema em palestra do Inscer

01/06/2017 - 12h53

Instituto do CérebroPor que dormimos? Por que sonhamos? Como dormir bem? Essas foram algumas das perguntas respondidas pela neurologista, vice-diretora do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (Inscer), professora da Escola de Medicina da PUCRS Magda Lahorgue Nunes durante a palestra Porque dormir faz bem à saúde?, uma das atividades do ciclo de palestras Inscer para a Comunidade que ocorre até esta sexta-feira, 2 de junho. O evento é realizado em comemoração ao quinto aniversário do Instituto.

A professora comentou que o sono começa a se organizar nos primeiros seis meses de vida. “O bebê não tem horas definidas, ele é regido por um ciclo interno, por isso, para ele, é indiferente ser noite ou dia”, diz. Todos os dias, o sono começa com a redução da luminosidade. “Essa redução manda um sinal para a retina avisando que está chegando a noite”, salienta. Por isso, a ideia de que ficar vendo televisão ou celular auxilia no momento antes do sono é errada. “O que determina a vontade do organismo de querer dormir é a diminuição de luminosidade. Com essas telas, tu estás mandando a mensagem errada para o cérebro”.

A vice-diretora deixou claro que dormir é fundamental e, antigamente, se pensava que o cérebro desligava durante o sono, mas hoje se sabe que não. “Durante o sono ocorre uma faxina no cérebro. Muitos estudos apontam que a qualidade dele está relacionada com a redução das chances de Alzheimer”, revela. Segundo ela, uma noite bem dormida também auxilia na concentração do aprendizado e memória, e ressalta: “Nenhum ser vivo sobrevive sem dormir”.

Mas por que sonhamos? De acordo com a neurologista, existem muitas teorias, mas o que se sabe é que durante o sono existe uma briga entre consciente e inconsciente. Ela ainda complementa que o sonho influenciou a história da arte. “Talvez quem tenha melhor representado isso foi Salvador Dalí, criador do surrealismo”. Sobre a razão dos sonhos, ela relembra a explicação de Sigmund Freud, no livro A origem dos sonhos, em que ele atribui a ação a uma revelação do inconsciente. A professora também cita Crick e Mitcheson, que descreveram o DNA e afirmaram, na década de 60, que durante o sonho ocorre uma limpeza das memórias.

Por que dormir não é perda de tempo?

Magda observa que dormir pouco ou não dormir gera uma dívida de sono. Essa dívida, quando se torna crônica, é chamada de privação de sono, que pode gerar consequências negativas ao organismo. Uma delas é a alteração no tempo de reação, que pode causar acidentes de trânsito, por exemplo. Isso explica o alto índice de acidentes em estradas durante a noite, pois o tempo de reação dos motoristas se torna mais lento. “Também altera a capacidade de julgamento, a capacidade de concentração, o metabolismo (ganho de peso, obesidade) e aumenta a irritabilidade”, menciona.

Como dormir bem?

A palestrante apresenta uma lista de passos para criar um ambiente favorável a uma noite de sono de qualidade: quarto escurecido, lençóis limpos, cama confortável, temperatura nem muito fria e nem muito quente e nível de ruídos quase inexistente.