Hub de agronegócio do Tecnopuc chega em Santa Rosa

Celeiro Agro Hub será planejado e estruturado a partir de fevereiro de 2024

22/12/2023 - 12h08

Grupo irá pesquisar sobre o cenário atual de inovação na região. / Foto: Divulgação Tecnopuc

Antes de finalizar o ano, o Celeiro Agro Hub cumpriu mais uma missão. Representantes da PUCRS e do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) estiveram em Santa Rosa, município da região noroeste do Estado, para assinar o convênio que tem o objetivo de implantar na região uma extensão do Celeiro, hub de inovação no agronegócio do Tecnopuc. Na ocasião, Ir. Evilázio Teixeira, reitor da Universidade, falou sobre a PUCRS e o seu papel no desenvolvimento. Além do reitor, Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Luis Villwock, coordenador do Celeiro Agro Hub, Osmar Terra, deputado federal, Anderson Mantei, prefeito de Santa Rosa, e outros representantes do município estavam presente no momento da assinatura de contrato.  

O projeto, que tem início em fevereiro de 2024, se estrutura em três fases que serão desenvolvidas pelo grupo de trabalho liderado por Luis Villwock, coordenador do Celeiro Agro Hub, em conjunto com representantes do laboratório de criatividade do Tecnopuc (Crialab). Em um primeiro momento, o grupo irá pesquisar sobre o cenário atual de inovação na região. Essa fase tem o objetivo de identificar temas, desafios e oportunidades relevantes na cidade. Depois, será o momento de estruturar o modelo do hub de inovação da região e, por último, engajar e fomentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo local, mobilizando stakeholders e mantenedores locais. 

Para Villwock, implementar um hub de inovação no agronegócio mostra a potência do setor.

“É uma alegria poder aqui relatar um dia histórico para a nossa universidade, com o nosso reitor e o superintendente do Tecnopuc. Ffomos assinar o nosso acordo de cooperação com a prefeitura de Santa Rosa para a instalação do Celeiro Agro Hub em Santa Rosa. É a primeira iniciativa de instalação física de expansão, é o que chamamos de Tecnopuc Anywhere, isso ocorre justamente no agro, um dos maiores negócios do nosso país. Impressionante a receptividade, mais de 150 pessoas entre empresários e autoridades locais nos receberam calorosamente para uma palestra do nosso reitor que apresentou toda a história e toda a intenção da nossa Universidade em poder contribuir com aquela região que tem, no agronegócio e na industrialização de máquinas de implementos, a grande força do nosso Estado. Temos muito trabalho pela frente e vai ser uma satisfação poder colaborar com a região em prol da inovação do agronegócio do Rio Grande do Sul e do nosso país”, completa Villwock.  

Anderson Mantei, prefeito de Santa Rosa, ressalta a importância da aproximação da cidade com o Tecnopuc. “É incalculável os benefícios que a aproximação da PUCRS com o município de Santa Rosa trará para a nossa sociedade. Teremos incontáveis benefícios, mas sobretudo o desenvolvimento em tecnologia, a fixação de talentos, como pesquisadores e cientistas na nossa região. Isso vai engrandecer as pesquisas do agro, a nossa vocação, e é o que buscamos: mais conhecimentos para estarmos na vanguarda do desenvolvimento do agronegócio brasileiro”, afirma o prefeito.  

A parceria entre Tecnopuc e a prefeitura de Santa Rosa está alinhada ao novo posicionamento do Parque, o Tecnopuc Anywhere, que tem o propósito de expandir a atuação do Tecnopuc e conectar diferentes atores independentemente do lugar onde atuam.    

Sobre o Celeiro Agro Hub  

O hub tem o propósito de conectar produtores, fornecedores, cooperativas, startups, pesquisadores e investidores no setor do agronegócio, gerando oportunidades e conexões para diferentes atores da área e apoiando o crescimento do agronegócio no Brasil. Confira o relatório executivo 2023 do Celeiro Agro Hub acessando o link.  


Leia Mais Veja todas