Guia da Faculdade: 40 cursos da PUCRS têm as melhores notas

Universidade está entre as cinco instituições de ensino privado mais bem avaliadas na maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superior brasileiro

04/11/2022 - 17h55

Guia da Faculdade 2022Guia da Faculdade 2022, promovido pela Quero Educação e pelo jornal Estadão, concedeu as melhores notas a 40 cursos da PUCRS. A Universidade está entre as cinco instituições de ensino privado do País com o maior número de graduações com nota máxima. Foram oito cursos com 5 estrelas e 32 com 4 estrelas na pesquisa, que é a maior de opinião sobre o Ensino Superior brasileiro. A divulgação foi realizada na edição do jornal publicada nesta sexta-feira, 4 de novembro.   

A professora Adriana Kampff, Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, ressalta que reconhecimentos como esse sempre refletem o empenho e a dedicação do corpo docente, técnicos administrativos e estudantes que contribuem para a excelência da universidade.   

“Investimos no desenvolvimento permanente de nossos educadores e buscamos oferecer recursos pedagógicos inovadores aos estudantes. O resultado do Guia em mais um ano mostra nosso compromisso com a formação de novos profissionais sensíveis às questões que afetam a sociedade, dinâmicos, empreendedores e propositivos”, afirma.   

Como é feita a avaliação  

Para avaliar a qualidade de quase 17 mil cursos superiores em todo o Brasil é utilizada uma metodologia conhecida como “avaliação por pares”. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores/as que atuam no Ensino Superior. Entenda como funcionam as principais etapas desse trabalho:  

Todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade.  

Tanto os cursos da modalidade presencial como os da modalidade a distância são avaliados. Mas não são todas as graduações que entram no processo de avaliação. Para serem analisadas, elas precisam ter ao menos uma primeira turma com estudantes já formados/as, o que permite que o curso seja mais bem conhecido pela comunidade acadêmica em geral.   

O/a coordenador/a de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: 

  • Projeto pedagógico: características da proposta de ensino do curso 
  • Corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso 
  • Infraestrutura: condições de materiais e equipamentos oferecidos 

Existem modelos diferentes de questionários para os cursos presenciais e para os cursos à distância. Esses questionários servem de base para os avaliadores darem suas notas para os cursos. 

Quem avalia  

Mais de 10 mil professores/as universitários em todo o País são acionados para avaliar as mais de 17 mil graduações, em dezenas de áreas de conhecimento. Os/as avaliadores/as são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do País na qual trabalham. Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores/as.
 

Cursos com nota 5

Ciências Biológicas (Bacharelado);  

Engenharia de Computação (Bacharelado); 

Escrita Criativa (Tecnólogo); 

Filosofia (Licenciatura);   

Filosofia (Bacharelado);  

História (Bacharelado); 

Jornalismo (Bacharelado); 

Pedagogia (Licenciatura).

Cursos com nota 4

Administração (Bacharelado);   

Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado);   

Biomedicina (Bacharelado);   

Ciência da Computação (Bacharelado);  

Ciências Biológicas (Licenciatura);   

Ciências Contábeis (Bacharelado); 

Ciências Econômicas (Bacharelado);   

Design (comunicação e produto) (Bacharelado);  

Direito (Bacharelado);  

Educação Física (Bacharelado);  

Educação Física (Licenciatura);  

Enfermagem (Bacharelado);  

Engenharia Civil (Bacharelado);  

Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado);  

Engenharia de Produção (Bacharelado);  

Engenharia de Software (Bacharelado);  

Engenharia Mecânica (Bacharelado);  

Engenharia Química (Bacharelado);  

Farmácia (Bacharelado);   

Fisioterapia (Bacharelado);  

Gastronomia (Bacharelado); 

História (Licenciatura);   

Letras (português e inglês) (Licenciatura);   

Medicina (Bacharelado);  

Nutrição (Bacharelado);  

Odontologia (Bacharelado);  

Produção Audiovisual (Tecnólogo); 

Psicologia (Bacharelado);  

Publicidade e Propaganda (Bacharelado);  

Relações Públicas (Bacharelado);   

Serviço Social (Bacharelado); 

Sistemas de Informação (Bacharelado);


Leia Mais Veja todas