Feira de Carreiras prepara universitários e profissionais para o amanhã

A Edição 2018 ocorreu em 9 e 10 de outubro e abordou carreiras em transformação

19/10/2018 - 08h55
feira de carreiras, escritório de carreiras, pucrs 360, Tiago Mattos, Lala Deheinzelin

Tiago Mattos (em pé) e Lala Deheinzelin (ao centro) abriram o evento / Foto: Camila Cunha

Com a proposta de conversar sobre carreiras em transformação, o Escritório de Carreiras promoveu, nos dias 9 e 10 de outubro, a Feira de Carreiras PUCRS. O evento é voltado para estudantes e profissionais em busca de atualização, ingresso e recolocação profissional. Na edição de 2018, sediada no Centro de Eventos da Universidade, inscritos puderam acompanhar palestras, debates na arena e painéis com especialistas sobre o tema. A Feira, que pretende estabelecer espaços para networking e geração de negócios, recebeu expositores de empresas parceiras, proporcionando aos participantes contato direto com o mercado.

Começando pelo futuro

A abertura do evento foi confiada aos futuristas Tiago Mattos e Lala Deheinzelin. A dupla, mediada por Rafael Guerra, ministrou a palestra Carreiras em Transformação.  A apresentação destacou posturas e comportamentos que o profissional do presente deverá adotar para se adequar as exigências do futuro. A reflexão sobre as tendências mercadológicas aconteceu de forma dinâmica, apoiada em materiais multimídia e na possibilidade de interação por parte do público. Durante todo o período, espectadores puderam enviar perguntas e considerações online, para serem debatidas por Mattos e Lala. O educador e empreendedor Tiago Mattos apontou a capacidade de adaptação como característica principal. “O profissional do futuro saberá aprender, desaprender e reaprender. Ele não ficará preso a modelos”, analisou.

O painel contou com a presença do reitor Ir. Evilázio Teixeira, que ressaltou a preocupação da Universidade com a empregabilidade dos alunos e a busca pelo status de referência na área de inovação. “Queremos gerar espaços para pensarmos à frente, no amanhã. Não nos preocupamos apenas com currículos. Formamos pessoas e profissionais completos”, explicou.

Espaço networking: para conhecer e ser conhecido

feira de carreiras, escritório de carreiras, pucrs 360, Tiago Mattos, Lala Deheinzelin, Evilázio Teixeira

Reitor destacou compromisso da PUCRS em formar profissionais completos / Foto: Camila Cunha

Inscritos que transitaram pelo Centro de Eventos tiveram acesso a diversas oportunidades. O espaço recebeu 34 expositores, em uma estrutura que proporcionou a alunos e profissionais contato direito com o mercado de trabalho. Nos estandes, houve a divulgação de vagas, apresentação da cultura organizacional de cada estabelecimento, explicação sobre os processos seletivos e a identificação de futuros e potenciais talentos. De acordo com a coordenadora do Escritório de Carreiras, Daniela Boucinha, o retorno dos participantes foi imediato. “Muitos alunos já estão concorrendo a vagas, disputando processos seletivos ou até mesmo empregados. O relato deles é tem sido muito positivo”, avalia.

Introduzir, capacitar e provocar

Mais do que apenas servir como ponte entre o mercado, estudantes e profissionais, a Feira de Carreiras tem como objetivo desenvolver novas formas de pensamento e habilidades necessárias na era digital. A arena de conversas promoveu bate-papos com técnicos, mestres e autoridades nos temas relacionados à inovação laboral. “As conversas tiveram uma procura muito grande. A chance de interagir e trocar conhecimento com esses especialistas mobilizou os inscritos. O debate com Arthur Gubert, do programa Pretinho Básico, sobre privacidade online, atraiu um grande público”, relata a coordenadora.

Em suas seis edições, a Feira de Carreiras já alcançou mais de 35 mil visitantes, contribuindo para a qualificação do mercado de trabalho brasileiro. Segundo Daniela, garantir a sintonia entre estudante e as tendências da sociedade é fundamental para formação acadêmica e desempenho profissional positivo.


Leia Mais Veja todas