Fefid firma novas parcerias em Estudos Olímpicos

Inclusão de idioma russo no app Globall Football é resultado da visita de Nelson Todt à Grécia

02/06/2017 - 09h57
Estudos olímpicos

Todt na Academia Olímpica Internacional. Foto: Arquivo pessoal

O professor da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto (Fefid) e presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, Nelson Todt, apresentou no último domingo (28 de maio) o ensaio Coesão Social no Brasil: uma realidade Olímpica?, na Academia Olímpica Internacional, em Olímpia, Grécia. O trabalho foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da PUCRS.

A 12ª Sessão de Educadores de Institutos Superiores de Educação Física reuniu 90 profissionais dos cinco continentes. Na ocasião, Todt encaminhou novas parcerias no âmbito internacional. Uma delas é a criação de um curso de extensão EAD com o professor Daniel de la Cueva, presidente do Comitê Argentino Pierre de Coubertin. As aulas devem iniciar no segundo semestre de 2017 e contarão com vídeos gravados no Sítio Arqueológico de Olímpia, local dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Outro projeto confirmado a partir de reuniões realizadas durante o evento é a ampliação do aplicativo Globall Football, em colaboração com a Universidade Olímpica da Rússia. O app, disponível para Android e em breve para iOS, foi criado pela Fefid com coautoria da Faculdade de Comunicação (Famecos) e do curso de Letras, da Escola de Humanidades. Além de português, inglês e espanhol, terá agora a inclusão do idioma russo, em face à realização da Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Voltado para jornalistas que cobrem a competição, intérpretes, turistas que assistem aos jogos, demais profissionais e interessados em futebol e línguas, tem 300 termos, divididos em posições no campo, regras, lances/ações e vestimentas, entre outros. “A Rússia vai traduzir os termos e tentar associar o projeto ao comitê organizador local”, comenta Todt.