Ato Criativo | Irene Ravache

A atriz vem para a PUCRS participar da série Ato Criativo

07/03/2024 - 14h02

Irene Revanche é atriz e diretora, formada em interpretação na Fundação Brasileira de Teatro e no Teatro dos Quatro. / João Caldas

No dia 11 de março, segunda-feira, às 19h15, a série Ato Criativo apresenta um bate-papo com a atriz Irene Ravache. A conversa acontece no auditório do prédio 9, com mediação do diretor do Instituto de Cultura, Ricardo Barberena, e da professora da Escola de Humanidades, Janaína Baladão. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. 

A série Ato Criativo tem como objetivo aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura, proporcionando espaços de bate-papo com artistas. Nessa edição, a atriz Irene Ravache fala sobre sua grande trajetória artística e seu papel no espetáculo Alma Despejada, em cartaz na cidade, no Theatro São Pedro, entre os dias 07 e 17 de março. 

Sobre a artista 

Irene Ravache nasceu no Rio de Janeiro. É atriz e diretora, formada em interpretação na Fundação Brasileira de Teatro e no Teatro dos Quatro. Fez parte do elenco de 44 novelas, entre elas, Sol de Verão (1982), que lhe rendeu o Troféu Imprensa e o Troféu APCA de melhor atriz, Ti Ti Ti (1985), Éramos Seis (1994), que lhe rendeu os mesmos prêmios Troféu Imprensa e Troféu APCA de melhor atriz e Eterna Magia (2007), que lhe rendeu a indicação na 36ª edição do Prêmio Emmy Internacional. No cinema, participou de 17 filmes, entre eles, Lição de Amor (1975), que lhe rendeu o Troféu APCA de melhor atriz coadjuvante, Que Bom te Ver Viva (1989), que lhe rendeu o Troféu Candango de Melhor Atriz e Os Homens São de Marte… e É pra lá que Eu Vou (2014). Além disso, no teatro, dirigiu 5 espetáculos e, como atriz, integrou o elenco de 23 peças, como De Braços Abertos (1984), Brasil S/A (1996), Meu Deus! (2014) e Alma Despejada (2019). 

Sobre os mediadores

Ricardo Barberena é diretor do Instituto de Cultura da PUCRS e Pós-Doutor em Letras (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor da Graduação e da Pós-Graduação em Letras e Escrita Criativa da PUCRS, coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea.   

Janaína Baladão possui bacharelado (2004) e doutorado em Letras pela UFRGS (2013). É especialista em Estudos Avançados em Língua Espanhola pela PUCRS (2007), além de especialista em Tradução de Espanhol (2013) pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Literaturas de Língua Espanhola. Atualmente é coordenadora de Atendimento do Lexis – Centro de Idiomas da PUCRS e integra o corpo docente da pós-graduação em Letras da PUCRS. 

Serviço    

  • O quê: Ato Criativo: Irene Ravache 
  • Quando: 11 de março (segunda-feira) 
  • Horário: 19h15  
  • Local: Auditório do prédio 9 – Escola de Humanidades da PUCRS
  • Entrada: gratuita, sujeita à lotação do espaço
Compartilhe