Mérito Cultural 2021

Alcione receberá a honraria que simboliza o reconhecimento institucional de uma personalidade do meio cultural

10/11/2021 - 13h39
Cantora Alcione é a homenageada com o Mérito Cultural PUCRS 2021

Em quase 50 anos de carreira, cantora lançou mais de 30 álbuns / Foto: Marcos Hermes

No dia 14 de dezembro, às 21h, será realizada a cerimônia do Mérito Cultural 2021, com transmissão ao vivo no canal da PUCRS no YouTube. Neste ano, a homenageada com a honraria, a ser entregue pelo reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira, será a cantora Alcione, que relembrará momentos marcantes de sua carreira artística em um bate-papo com Ricardo Barberena, diretor do Instituto de Cultura.

A honraria Mérito Cultural PUCRS integra o Estatuto e Regimento Geral da Universidade, está inserido nas diversas ações que buscam transformar a Instituição em um polo cultural e simboliza o reconhecimento institucional de uma personalidade do meio cultural. A pessoa homenageada é alguém que tenha transformado a sua vida artística numa trajetória de defesa da cultura enquanto instrumento de humanização e educação. Nos últimos três anos, os homenageados foram a atriz Fernanda Montenegro, a cantora Maria Bethânia e o ator Lima Duarte.

Sobre a artista homenageada

Alcione Dias Nazareth é cantora, compositora e multi-instrumentista. Ao longo de sua trajetória artística, lançou mais de 30 álbuns de estúdio e nove ao vivo. Ao longo de sua carreira, recebeu 25 discos de ouro e sete de platina. Foi laureada com a Ordem do Rio Branco (a mais alta comenda do Brasil) e outros importantes prêmios, como as Medalhas Pedro Ernesto e Tiradentes, a Medalha do Mérito Timbiras (a maior comenda do Estado do Maranhão), a Medalha Daniel De La Touche (concedida pela Câmara Municipal de São Luís) e o Prêmio A Voz da América Latina, concedido pela ONU. Em 2003, ganhou o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Samba. Recebeu também da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio de Melhor Cantora Popular. Alcione acumula incontáveis feitos ao longo de seus quase 50 anos de carreira e atualmente é uma das maiores intérpretes da música popular brasileira. Em 1975, lançou seu álbum de estreia A Voz do Samba, com o sucesso Não Deixe o Samba Morrer. Além desse, seus outros maiores discos de sucesso são: Pra que chorar (1977), Alerta geral (1978), Da cor do brasil (1982), Fogo da vida (1985), Fruto e raiz (1986), Nosso nome: Resistência (1987), Nos bares da vida (2000) e seu último lançamento, Tijolo por Tijolo (2020).

O que: Mérito Cultural 2021

Quando: 14 de dezembro