Landell de Moura: 100 anos da história do rádio

A exposição comemora os 130 anos da primeira transmissão de telegrafia e telefonia sem fio

12/09/2023 - 10h14

Foto: Divulgação

Segue até o dia 12 de março de 2024 a exposição Landell de Moura: 100 anos da história do rádio. A mostra conta a história da trajetória do gaúcho Roberto Landell de Moura, denominado “Padre cientista”, além de comemorar os 130 anos da primeira transmissão de telegrafia e telefonia sem fio, experiência feita pelo padre, em equipamentos alocados a 8km de distância um do outro.

A exposição foi desenvolvida a partir de uma parceria entre a Escola de Humanidades, Escola de Comunicação, Artes e Design e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. A curadoria é de Edison Hüttner (PUCRS) e Thais Nunes Feijó (IHGRGS). A mostra ficará em exibição pelos próximos seis meses no terceiro andar do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, de terças a sextas-feiras, das 9h às 17h, e sábados e domingos, da 10h às 18h, e também comemora os 130 anos da primeira transmissão de telegrafia e telefonia sem fio, experiência feita pelo padre, em equipamentos alocados a 8km de distância um do outro.

Quem foi Landell de Moura?

Nascido em 21 de janeiro de 1861, em Porto Alegre, Roberto Landell de Moura é lembrado por sua contribuição no campo das telecomunicações e foi precursor de diversas invenções e descobertas científicas muito avançadas a época, além de ter contribuído com análises sobre psicologia e religião. Sua trajetória educacional o conduziu à Escola Politécnica no Rio de Janeiro e, posteriormente, à Roma, onde recebeu formação em Teologia e foi ordenado sacerdote em 1886. Durante sua estadia em Roma, lançou as bases de suas pesquisas que culminaram na revolucionária invenção de transmitir voz à distância sem fios, posteriormente reconhecida como a essência do rádio.

• O quê: Landell de Moura: 100 anos da história do rádio
  • Quando: até 12 de março de 2024
  • Onde: Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
  • Horário: de terças a sextas-feiras (9h às 17h) e sábados e domingos (10h às 18h)