Entrevista com Ricardo Galvão, ex-diretor do Inpe | Sem Estúdio

Programa de entrevista acontece na terça-feira, 3 de novembro, às 19h, pelo Facebook do Editorial J

29/10/2020 - 17h15

Sem Estúdio, Famecos, JornalismoNesta terça-feira, 3 de novembro, às 19h, acontece mais um episódio programa Sem Estúdio, uma produção do Editorial J, Laboratório Convergente do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. Nesta temporada, o tema abordado será Direitos Humanos. O convidado deste episódio é o ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ricardo Galvão, que debaterá sobre o Governo Federal e a destruição do meio ambiente. A transmissão ocorre na página do Facebook do Editorial J e o público pode mandar suas perguntas nos comentários para serem lidos no ar.

Sobre o convidado

Galvão atua como pesquisador desde 1972 e tem mais de 200 artigos publicados. É formado em engenharia de telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em engenharia elétrica pela Universidade de Campinas e doutor em física de plasmas aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology. Em agosto do ano passado, foi exonerado do cargo de diretor do Inpe por rebater as críticas do presidente Jair Bolsonaro aos dados do instituto, que indicavam alta no desmatamento na Amazônia. Também em 2019, Ricardo Galvão figurou na lista da revista Nature de 10 cientistas que se destacaram durante o ano.

Sobre o programa

O episódio desta semana é o décimo da atual temporada, que tem como temática os Direitos Humanos e já recebeu, dentre outros nomes, Preto Zezé (presidente da CUFA), Ailton Krenak (líder indígena) e Valéria Barcellos (cantora gaúcha). Na primeira temporada, a pauta foi o jornalismo, entre os entrevistados estiveram Isabel Vincent (New York Post), José Roberto de Toledo (Revista Piauí), Pedro Dória (Canal Meio) e Marcelo Canellas (Rede Globo). Todas as entrevistas estão disponíveis para serem assistidas no Facebook do J. O Sem Estúdio alcança, em média, mais de duas mil pessoas em cada uma das suas edições através da rede social.

Há nove anos, o Editorial J recebe estagiários e alunos voluntários dos mais variados semestres, que produzem, diariamente, conteúdos em diversas linguagens e plataformas. Neste período, o grupo já conquistou 27 prêmios de jornalismo regionais e nacionais. A produção pode ser encontrada no site e nas redes do @editorialj.