Entrevista com Miguel Rossetto | Sem Estúdio – Especial Eleições

Entrevista o candidato a vice-prefeito de Porto Alegre acontece nesta terça-feira, 24 de novembro, às 18h, pelo Facebook do Editorial J

23/11/2020 - 17h37

Sem Estúdio, Famecos, eleiçõesNesta terça-feira, 24 de novembro, às 18h, acontece mais um episódio programa Sem Estúdio, uma produção do Editorial J, Laboratório Convergente do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. Neste episódio, especial sobre as eleições para a prefeitura de Porto Alegre, o programa recebe Miguel Rossetto (PT), o candidato a vice-prefeito. A transmissão ocorre na página do Facebook do Editorial J e o público pode mandar suas perguntas nos comentários para serem lidos no ar.

Os candidatos Manuela d’Ávila (PCdoB) e Sebastião Melo (MDB) não puderam aceitar o convite por conta da alta demanda na última semana de campanha antes do segundo turno da eleição no próximo domingo (29). Portanto, o Editorial J consultou os vices de cada chapa para dois programas especiais voltados às eleições. O vereador Ricardo Gomes (DEM) agradeceu o convite, mas em virtude de compromissos já firmados anteriormente, não pôde atender à solicitação.

Sobre o convidado

Miguel Rossetto (PT) é formado em Ciências Sociais pela Unisinos e começou sua trajetória política no final dos anos 70. Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). Foi eleito deputado federal em 1996, tendo renunciado para ser vice-governador do Rio Grande do Sul no mandato de Olívio Dutra (1999-2002). Foi ministro do Desenvolvimento Agrário no primeiro governo de Lula (2003-2006), deixando a pasta para concorrer ao Senado, quando perdeu para Pedro Simon (MDB). Nos governos de Dilma Rousseff (2011-2016), voltou à pasta do Desenvolvimento Agrário, depois assumiu a Secretaria-Geral da Presidência e, posteriormente, o Ministério do Trabalho e Previdência Social, até o impeachment da então presidente. Em 2018, foi candidato ao governo do Estado, ficando fora do segundo turno que viria a eleger Eduardo Leite (PSDB).

Sobre o programa

O episódio desta semana é o décimo terceiro da atual temporada, que tem como temática os Direitos Humanos e já recebeu, dentre outros nomes, Preto Zezé (presidente da CUFA), Ailton Krenak (líder indígena) e e Míriam Leitão (jornalista do GloboNews). Na primeira temporada, a pauta foi o jornalismo, entre os entrevistados estiveram Isabel Vincent (New York Post), José Roberto de Toledo (Revista Piauí), Pedro Dória (Canal Meio) e Marcelo Canellas (Rede Globo). Todas as entrevistas estão disponíveis para serem assistidas no Facebook do J. O Sem Estúdio alcança, em média, mais de duas mil pessoas em cada uma das suas edições através da rede social.

Há nove anos, o Editorial J recebe estagiários e alunos voluntários dos mais variados semestres, que produzem, diariamente, conteúdos em diversas linguagens e plataformas. Neste período, o grupo já conquistou 27 prêmios de jornalismo regionais e nacionais. A produção pode ser encontrada no site e nas redes do @editorialj.