Bate-papos | FestiPoa Literária

PUCRS é um dos apoiadores do evento que, neste ano, homenageia Ana Maria Gonçalves e Sérgio Vaz

22/04/2021 - 07h58
Evento acontece de 13 a 17/5

PUCRS apoiará dois bate-papos na XIII FestiPoa Literária.
Foto: divulgação

Entre 13 e 17 de maio acontece a 13ª edição da FestiPoa Literária, contando com mesas de debates, saraus e oficinas, nas quais participam renomados convidados. Dois bate-papos são apoiados pela PUCRS: o primeiro, intitulado Personagens no cinema e na literatura, ocorre em 15/5, às 20h, e participam o escritor e doutorando da PUCRS Jeferson Tenório e o ator Antônio Pitanga, a mediação será de Fernanda Sousa. Já no dia 16/5, às 20h acontece a mesa Literatura, pão e poesia, uma conversa entre o homenageado Sérgio Vaz, o cantor Criolo e a mediadora Luna Vitrolira. Os bate-papos poderão ser conferidos nos canais do YouTube do FestiPoa Literária e da PUCRS. 

 

Sobre os convidados 

Jeferson Tenório 

É professor e escritor, tendo sido o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2020. Atualmente, é doutorando pelo Programa de pós-graduação em Letras da Escola de Humanidades da PUCRS. Algumas das obras publicadas pelo autor são O Avesso da Pele, Estela sem Deus e O beijo na parede: romance. Além disso, escreveu capítulos para diversos livros. 

Antônio Pitanga 

Nascido em Salvador, atuou em filmes como O Homem que Desafiou o Diabo (2007), Zuzu Angel (2006), Vila Lobos, Uma Vida de Paixão (2000), ao todo, mais de cinquenta filmes fazem parte de sua carreira no cinema. Já na televisão, participou de novelas como O Clone (2001), Celebridade (2003), A Próxima Vítima (1995), além de muitas outras. Ele também dirigiu o filme Na boca do mundo (1979). Em 2019, foi homenageado pela Unidos do Porto da Pedra no samba-enredo Antônio Pitanga, Um Negro Em Movimento. 

Criolo 

O autor da música Não Existe Amor em SP, Kleber Cavalcante Gomes, mais conhecido pelo nome artístico Criolo, começou a escrever rap muito novo, aos 11 anos e, em 1989, ingressou no mundo das batalhas de rap. A partir de 2004, começou a publicar músicas autorais em seu Myspace. Dois anos depois, em 2006, gravou seu primeiro álbum de estúdio, o Ainda Há Tempo, no mesmo ano, fundou a Rinha dos MC’s, que até hoje recebe batalhas de freestyle, shows semanais, exposições de graffitti e fotografias. O rapper foi indicado ao Grammy Latino em 2019 pelo clipe da música Boca de Lobo e pela canção Etérea, suas produções foram premiadas no Prêmio MTV Video Music Brasil e no Prêmio Multishow. Criolo já realizou turnês ao lado de Mano Brown, Ivete Sangalo e Emicida. 

Sérgio Vaz 

Homenageado pela FestiPoa Literária em 2021, fundou em 2000 a Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa) e, posteriormente, o Sarau da Cooperifa, no qual se lê e se cria poesia. Também realizou eventos como a Semana de Arte Moderna da Periferia, a Chuva de Livros e o Poesia no Ar. Em 2009, a revista Época considerou o poeta como um dos 100 brasileiros mais influentes naquele ano. A maioria de seus livros foram lançados de forma independente, o primeiro a ter sido lançado por uma editora foi o Colecionador de Pedras, publicado pela Global em 2007. Dentre suas produções se encontram as obras Cooperifa: antropofagia periférica (2008), Literatura, pão e poesia (2011) e Flores de Alvenaria (2016). Foi homenageado pela escola de samba Imperatriz do Samba no enredo Sergio Vaz, o poeta da periferia. 

 

Sobre a FestiPoa Literária 

É um dos principais eventos de literatura do Rio Grande do Sul. Em 2021, realiza sua décima terceira edição, que será na modalidade online, por meio de eventos transmitidos pelo YouTube. Nesse ano, os homenageados serão os escritores Ana Maria Gonçalves e Sérgio Vaz. Mais informações podem ser encontradas no perfil do FestiPoa Literária no Instagram. 

 

Agende-se:  

Dia 15/5 – Mesa de debate 5: “Personagens no cinema e na literatura” 

20h – 21h  

Antônio Pitanga e Jeferson Tenório. Mediação: Fernanda Sousa 

Dia 16/05 – Mesa de debate 9: “Literatura, pão e poesia” 

20h – 21h  

Criolo e Sérgio Vaz. Mediação: Luna Vitrolira 

 

Compartilhe