Arte da Vida | Fabricio Carpinejar – Gentileza

Segunda live do projeto Arte da Vida terá como tema Gentileza. A transmissão ao vivo será realizada pelo perfil da PUCRS no Instagram no dia 17 de junho, às 18h

08/06/2021 - 08h52

Fabricio CarpinejarA segunda live do projeto Arte da Vida acontece em 17 de junho, quinta-feira,  e terá como temática a Gentileza. A transmissão ao vivo acontece às 18h pelo perfil da PUCRS no Instagram e terá como mediador o professor Francisco Arseli Kern, do curso de Serviço Social da Escola de Humanidades da PUCRS. O público pode enviar perguntas e relatos pela DM da rede social.

O primeiro episódio da série abordou Coragem e está disponível para acesso posterior.

Sobre a série

O projeto Arte da Vida, realizado com o poeta Fabrício Carpinejar, é uma iniciativa da Rede PUCRS Alumni e instiga o diálogo sobre o autoconhecimento e alguns dos diferentes atributos que o ser humano é capaz de possuir. Ao todo serão cinco lives, uma por mês. Elas serão transmitidas pelo perfil da PUCRS no Instagram. Nas lives, o poeta irá comentar e responder perguntas e relatos sobre o tema de cada episódio da série. 

Sobre a ideia do projeto, Carpinejar comenta:

“Dos sete pecados capitais, todos sabem de cor e salteado. E as virtudes essenciais para a convivência? Quais são elas? A arte da vida vai explorar o que temos de inspirador, de construtivo. Lives para renovar o gosto pelas nossas qualidades, abordando um tema mensalmente: Coragem, Gentileza, Paciência, Humildade e Confiança. Das notícias, hoje só queremos as boas.”

Sobre o autor

arte da vida, Fabrício Carpinejar

Foto: Rodrigo Rocha

Fabrício Carpinejar nasceu em 1972 no município de Caxias do Sul – RS e atua em várias frentes: escritor premiado, jornalista com larga experiência em programas em rádio e televisão, ator interpretando suas crônicas, influenciador digital com três milhões de seguidores nas redes sociais, palestrante requisitado no mundo corporativo. O comunicador escreve crônicas semanais para o jornal O Tempo e é comentarista do programa Encontro Com Fátima Bernardes, da Rede Globo. Caracterizado por Luis Fernando Verissimo como “usina de lirismo” ou dono de uma influente imaginação destacada por Millôr (“Vai, lê ele, devagar, decifra-o e ele te devora”), Fabrício Carpinejar chama atenção pela contundência e originalidade de suas opiniões. Com 47 livros publicados, e mais de 20 prêmios literários, entre eles duas vezes o Prêmio Jabuti, Fabrício Carpinejar é um dos escritores contemporâneos brasileiros mais reconhecidos do país. Suas obras transitam entre diversos gêneros como poesia, crônicas, infanto-juvenis e reportagens. Seu novo livro é Coragem de Viver (Editora Planeta), homenagem à figura materna. A obra Colo, por favor! (2020), a primeira análise sobre o isolamento social, já está na sétima edição e Cuide Dos Seus Pais Antes Que Seja Tarde (2018), figurou entre os mais vendidos no país na categoria Não Ficção, de acordo com a lista da revista Veja e foi tema do TEDx Fortaleza de 2019. O poeta também é famoso nas redes sociais por postar pequenos pensamentos escritos em guardanapos, que compartilha diariamente com seus seguidores. Durante dez anos, de 2001 a 2011, trabalhou na Unisinos, onde foi professor e coordenador de curso e idealizou as graduações de Formação de Produtores e Agentes Literários e Formação de Produtores e Músicos de Rock. Foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet. É uma das figuras mais solicitadas por empresas no país para falar sobre empatia e criatividade em ambientes de crise e adversidade. Já participou como palestrante de todas grandes feiras e festivais literários do país, como Jornada Literária de Passo Fundo e Festival Internacional de Paraty (RJ). O codinome “Carpinejar”, que usa para assinar seus trabalhos, é fruto da junção dos sobrenomes dos pais, Maria Carpi e Carlos Nejar.

Sobre o mediador

Francisco Arseli Kern é graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, mestre e doutor em Serviço Social pela PUCRS. Atua como Professor e Coordenador do Curso de Graduação em Serviço Social da Escola de Humanidades, Ouvidor Institucional e Coordenador do Núcleo de Apoio Psicossocial da PUCRS. Possui experiência como Assistente Social e é autor de quatro livros, As Mediações em Redes (2003), Redes de Apoio no Contexto da AIDS (2004), Atenção Psicossocial no Ensino Superior (2017) e seu último lançamento, Reconstruir-se, nada está escrito! (2020), todos publicados pela EdiPUCRS.

Serviço

  • O quê? A arte da vida, com Fabricio Carpinejar – Gentileza
  • Quando? 17 de junho
  • Que horas? 18h
  • Onde? Instagram @pucrs
Compartilhe