34º SET Universitário | O Futuro é Imprevisível

Painel acontece no dia 30 de setembro, às 9h45, com transmissão pelo canal da PUCRS no YouTube

23/09/2021 - 14h08

SET UniversitárioEntre os dias 28 e 30 de setembro acontece o 34º SET Universitário, promovido pela Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS. O evento conta com três dias de palestras e outras atividades, além do reconhecido prêmio acadêmico de graduação, o Prêmio SET. Nesta edição, o evento debate o futuro em diferentes aspectos.

Na quinta-feira, 30 de setembro, às 9h45, acontece o painel O Futuro é Imprevisível, com a presença de Aldren Flores, Matheus de Souza, Pati Rigon e Simone Uriatt. O evento é gratuito e a transmissão acontece pelo canal da PUCRS no YouTube. A atividade é válida como horas complementares e para receber o certificado de participação é necessário realizar a inscrição.

Sobre os convidados

Aldren Flores é ligada às questões de pluralidade racial, faz parte de movimentos e coletivos negros. No empreendedorismo é fundadora da startup Mais Afro, que possui o objetivo de diminuir a distância entre as oportunidades e as pessoas negras e também gestora de projetos da pretalab, iniciativa da Organização Social carioca Olabi – que visa incluir e aumentar a visibilidade de mulheres negras nas áreas de Inovação e Tecnologia.

Matheus de Souza é autor de “Nômade Digital”, livro finalista do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Economia Criativa. Em 2016, foi incluído pelo LinkedIn em sua lista de Top Voices, um reconhecimento aos profissionais mais influentes da rede. Além de escrever, é professor de cursos de escrita criativa e de produção de conteúdo para internet.

Pati Rigon é multi-artista, trabalha com pintura, ilustrações, graffitis, performances, tatuagens, também é modelo e militante trans-intersexo brasileira, teve sua formação em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Politécnica de Turim, POLITO – Itália. Iniciou sua carreira nas artes plásticas em 2015, tendo sua primeira exposição de pinturas a óleo hiperrealistas intitulada “Pele Agridoce” sido realizada em Porto Alegre junto à Galeria Península, mesmo ano que teve início sua carreira como modelo fashion, aparecendo em comerciais publicitários, editoriais de moda e passarelas do SPFW. Depois disso, fez parte de diversas outras exposições, ações e Salões de arte, nacionais e internacionais, solos e coletivas. Pati navega por diversas áreas, desde comerciais publicitários e desfiles de moda, de curta metragens a projetos de design, da performance ao grafitti, como em seu mural de 14 andares no centro de São Paulo em homenagem a luta LGBTQI+ e a resistência de pessoas trans no Brasil.

Simone Uriartt é designer para inovação social e governança centrada no ser humano. Formada em design pela UFRGS e design estratégico pela TU Delft (Holanda), o que mais a motiva é acreditar que é possível transformar os serviços e políticas públicas para que atendam as necessidades das pessoas. Essa jornada profissional voltada a construir um futuro mais inclusivo começou a ser construída quando fundou o Projeto Adoção Tardia @adocaotardia, iniciativa que busca mudar o discurso sobre adoção e a percepção sobre crianças e adolescentes acolhidos. Atualmente Simone trabalha como consultora em inovação em diversas áreas, seja desenhando programas educacionais para novos líderes políticos, seja propondo práticas de design para organizações não governamentais.

Sobre o SET Universitário

Com a primeira edição em 1988, o SET Universitário é o evento mais reconhecido do Brasil para estudantes de comunicação, design e cinema. O Prêmio SET gratifica estudantes autores dos melhores trabalhos desenvolvidos em escolas da área, transformando o SET em referência por ser o lugar onde palestrantes, professores e estudantes ensinam e aprendem em todos os momentos.