Estudo quer aproveitar resíduos de obras em agregados para concretos

A pesquisa foi publicada na revista científica Construction and Building Materials

11/10/2017 - 15h25
Estudo, resíduos, obra, argamassa, concreto, engenharia, pgrtema, reboco, dissertação, construção, prédios, meios-fios, vergas, pavimentação

Foto: annawaldl/Pixabay

Em cada canteiro de obra, um elevado volume de resíduos é gerado. E se esses detritos fossem reaproveitados, com a potencial reutilização em concretos ou argamassas? Esse é o conceito da pesquisa coordenada pelo professor da Faculdade de Engenharia da PUCRS, Jairo Andrade. A proposta do estudo visa minimizar o descarte inadequado desses produtos, além de tentar agregar valor aos mesmos. A pesquisa já foi publicada na revista científica internacional Construction and Building Materials.

Segundo o professor, devido à normalização técnica, tal material ainda não pode ser utilizado como elemento estrutural para a construção de prédios, mas sim em outras aplicações não estruturais, como: meios-fios, vergas e contra vergas e blocos para pavimentação. “Estamos verificando a potencialidade de uso em argamassas de revestimento, conhecido como reboco”, explica.

O estudo já está em testes na Universidade, sendo dissertação de mestrado defendida recentemente pelo engenheiro civil, Sérgio Roberto da Silva no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais (PGETEMA) da PUCRS. Apesar de várias de pesquisas sendo desenvolvidas em relação ao reaproveitamento dos resíduos de obra, o professor alerta que ainda há muito por se fazer. “Existem vários aspectos que têm que ser estudados antes de saber até que ponto o material pode ser efetivamente empregado, como o comportamento do mesmo ao longo do tempo e as suas possíveis interações ambientais, até porque se trata de um resíduo”, comenta.