Estudantes realizam pesquisa para Rede Globo

Trabalho analisou tendências de comportamento para a empresa

Por: Redação Ascom

15/07/2016 - 14h15
Grupo autor do projeto escolhido pela Globo

Foto: Karine Braga – Famecos/PUCRS

Os alunos da disciplina de Tendências de Comportamento e Mercado do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) receberam o desafio de atender uma demanda da Rede Globo e propor um plano de ação para a empresa. O projeto dos estudantes Daniel Mendel, Franciélle Saraiva, Josi Flores e Suélen de Oliveira foi escolhido pelo diretor comercial da Globo Sul, Felipe Heimbeck, e pela diretora de marketing da Globo Sul, Rita Mesquita. Cada integrante recebeu uma caixa de som da Dell e um mini estúdio fotográfico. A pergunta solicitada pela pesquisa foi: como as pessoas se relacionam com o conteúdo e a informação em um mundo com tantas fontes de opções?

Para responder, o grupo realizou um recorte: “os jovens e a publicidade”, buscando informações de pessoas entre 18 e 25 anos. Entre os métodos de pesquisa utilizados está o Desk Research, que envolve dados secundários encontrados na internet e em livros, além de dez entrevistas, quatro por meio de conversas informais e seis entrevistas em profundidade. Outra técnica utilizada foi a de observação, quando um dos integrantes analisou o que os alunos faziam em seus computadores no laboratório da Famecos (vídeos que assistiram, por exemplo).

Josi afirma que foi um trabalho diferenciado, pois envolveu um cliente real, e não uma especulação. “Acredito que assim tivemos uma motivação maior na hora de realizar as pesquisas e o trabalho se tornou mais dinâmico”. Heimbeck conta que a escolha pelo grupo vencedor não foi fácil, mas que o trabalho selecionado se destacou pelo alinhamento entre o enfoque utilizado para abordar o problema, as tendências identificadas e as ações propostas. Sobre a interação entre universidade e mercado, ele ressalta que a troca de ideias com o meio acadêmico é muito rica. “Ela traz oxigênio e frescor para o dia a dia das empresas e aproxima os alunos do mercado”. Além disso, acrescenta que ações como essa enriquecem as discussões internas, na medida que trazem visões e opiniões emitidas por outros. “Esse novo olhar sempre contribui”, conclui Heimbeck.

A pesquisa de tendências

A disciplina é ministrada pelos professores André D’Angelo, Cláudia Trindade, Cristiane Mafacioli e Liana Furini. A cada semestre, os alunos têm contato com um cliente real. As turmas já atenderam empresas como Japesca, Salton, Grendene, Datteli, Gang, Fruki, Kaiser e Trópico. Segundo a professora Cristiane, a pesquisa de tendências é qualitativa, considerando métodos e técnicas, mas o mais importante é a capacidade do pesquisador de identificar comportamentos e mudanças nos sujeitos. “Isso não se percebe só com métodos formais e com levantamento de dados, mas circulando no campo e identificando sinais de tendência”. Liana lembra que é essencial o pesquisador ser um observador, pois ele é a peça-chave, e precisa estar atento ao que as pessoas falam. “É uma pesquisa que se afasta do produto e foca nas pessoas. O produto que deve se adaptar às pessoas”, finaliza Cristiane.