Estudantes do Ensino Médio valorizam a experiência de conhecer o Campus

Oportunidade de interagir com professores e o ambiente da Universidade são destacados na visita

21/09/2017 - 16h01
open campus 2017,credenciamento,estudantes,tenda,campus

Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

Mais que escolher um curso, estudar numa universidade é optar pelo lugar onde se irá vivenciar a transição entre a adolescência e o ingresso no mundo do trabalho. Essa oportunidade, aberta pelo Open Campus PUCRS nestes dias 21 e 22 de setembro, está sendo muito valorizada pela Roberta Paiva, 17 anos, aluna do Colégio Marista Rosário e outros estudantes do Ensino Médio. Ela conta que recebeu um forte incentivo para visitar o Campus e conhecer os alunos, a estrutura e o ambiente.

“Sempre gostei da PUCRS”

Sobre conversar com professores universitários, Roberta conta que “é sempre bom, porque eles proporcionam essa conversa descontraída, que é uma coisa honesta, e a gente consegue tirar dúvidas que às vezes só esclarece procurando por conta própria os cursos. A estudante aproveitou para fazer as oficinas de Serviço Social e de Medicina na manhã desta quinta-feira, dia 21. “Na oficina de Serviço Social, fui por causa de uma amiga, e acabou sendo uma experiência bem agradável. Na Medicina, teve uma dinâmica com um dos alunos da Liga de Trauma, com explicações e espaço para perguntas. Bem interessante”, avalia. Sobre a estrutura da Universidade, a aluna do 3º ano revela: “Sempre gostei da PUCRS. Acho que o mais interessante é o fato de ela ser aberta e arejada”, comenta.

“Acho bem importante ter essa experiência para poder decidir”

Vitória Moglia, 17 anos, também estuda no Marista Rosário, e está interessada pelas áreas de Direito e de Empreendedorismo. “Gostei bastante da palestra no Direito, que foi com um professor que é advogado na área criminalista. Eu queria que tivesse alguns alunos, para gente tirar dúvidas e perguntar sobre o curso, para ter essa experiência, assim como teve no curso de Empreendedorismo e Inovação. Mas ambas experiências foram muito boas”, relata.

A área do Campus foi outro ponto positivo para Vitória. “Acho maravilhosa a PUCRS! Tu não cansas, sempre tem um lugar diferente para ir, e isso é bem legal, ter várias opções. Visitei a biblioteca e fui no Salão de Atos também. Acho bem importante ter essa experiência e visitar as faculdades para poder decidir, porque o ambiente conta bastante”, afirma.

open campus 2017,credenciamento,estudantes,tenda,campus

Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

“Depois da oficina, me interessei mais ainda”

Theo Mandes, 17, chegou à PUCRS com um grupo de colegas do La Salle. Um dos motivos de sua vinda foi a dica de sua professora de Química. “Ela chegou na sala dizendo que ia ter esse evento e eu achei legal, para ter certeza do que eu quero para minha vida”, comenta. Ele aproveitou duas oficinas. “Fiz Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Na Engenharia de Produção, o professor trouxe alguns materiais para ajudar a gente a ter uma ideia do que eles fazem no curso. A de Engenharia Mecânica deu mais uma ideia geral do curso e falou sobre as engenharias em geral. Depois dessa oficina, me interessei mais ainda pela Mecânica. Vou dar uma pesquisada maior, e talvez essa seja a opção mais forte”, sinaliza.

O Open Campus PUCRS segue nesta sexta-feira, 22 de setembro. Os inscritos precisam fazer o credenciamento logo que chegam à Universidade. Depois, podem aproveitar as oficinas e atrações como um bate-papo com o youtuber Luba, a peça teatral Ícaro e visitas pelo Museu de Ciências e Tecnologia, Biblioteca Central e Instituto do Cérebro do RS, entre outras.