Estudante do PPG em Odontologia conquista prêmio internacional no Chile

Thiago Revillion Dinato apresentou pôster no encontro bianual do International College of Prosthodontics

24/11/2017 - 11h48
Thiago Revillion Dinato

Foto: arquivo pessoal

Thiago Revillion Dinato, estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCRS, recebeu um prêmio internacional no encontro bianual do International College of Prosthodontics, realizado em Santiago do Chile. Dinato apresentou o poster “Marginal Bone Loss in Implants Placed in the Maxillary Sinus Grafted with Anorganic Bovine Bone”.

O trabalho competiu com vários outros do mundo todo e trata de um material anorgânico (hidroxi apatita) de origem bovina (BIOOSS), ainda pouco estudado, de enxerto ósseo na maxila para posterior colocação de implantes. “A pesquisa mostrou que os implantes colocados em cima deste material têm um sucesso de 98.2%, e que a perda óssea ao redor dos implantes bem-sucedidos é menor quando não foi feito retalho cirúrgico na mucosa”, comenta o orientador Márcio Lima Grossi.

O estudo foi parte do mestrado de Dinato, realizado na PUCRS, e diz respeito a pacientes reabilitados com implantes dentários em áreas onde havia necessidade de enxerto ósseo prévio. “Foi uma pesquisa clínica onde avaliamos e comparamos a perda óssea ao redor dos implantes destes pacientes”, explica Dinato. Para ele, o prêmio é um reconhecimento por realizar pesquisas de qualidade e relevância em âmbito internacional. “Me senti muito honrado e estimulado a prosseguir com outras pesquisas semelhantes.”

A área de concentração de Thiago é Prótese Dentária. O estudo tem co-autoria de Eduardo Rolim Teixeira e Fábio Sá Carneiro Sczepanik, professor e aluno da área de prótese do PPG, respectivamente; de José Cícero Dinato, da Clínica Dinato; e de Sérgio Gehrke, da Universidade Federal de Santa Maria.