Estacionamento junto ao InsCer fecha para obras de ampliação

Opção para visitantes e pacientes é a área coberta do Parque Esportivo

28/12/2018 - 16h45

InsCer Estacionamento Dando continuidade ao projeto de ampliação do Instituto do Cérebro do RS (InsCer), foram colocados tapumes no entorno do prédio, e as vagas de estacionamento disponíveis serão interditadas a partir do dia 2 de janeiro. Em função disso, a alternativa para funcionários, visitantes e pacientes é a utilização do estacionamento coberto do Parque Esportivo, com acesso pela Avenida Ipiranga ou pela Rua Professor Cristiano Fischer.

Iniciadas no segundo semestre de 2018, as obras têm previsão de conclusão para 2020 e irão triplicar o tamanho do Instituto. Durante este período, todas as atividades atuais serão mantidas: os exames no Centro de Imagem, as pesquisas clínicas e pré-clínicas e a produção de radiofármacos. Os clientes não terão nenhum prejuízo em relação aos atendimentos realizados.

Obras de Ampliação

Atualmente, o InsCer ocupa uma área de 2.549 metros quadrados, correspondendo a aproximadamente 40% da área originalmente projetada. A ideia da ampliação é completar a área correspondente ao projeto original, chegando ao total de 9.335 metros quadrados.

Com a nova estrutura, o Centro de Produção de Radiofármacos terá sua capacidade de desenvolvimento ampliada e todo o processo de produção desses novos produtos ocorrerá dentro do Instituto, desde a pesquisa básica para descobrir novos biomarcadores até a aplicação em pacientes. Também estão previstos sete laboratórios altamente equipados. Os ambientes serão dedicados exclusivamente às pesquisas experimentais em neurociências, incluindo o Centro de Memória, onde atua o renomado pesquisador Ivan Izquierdo.

O ambulatório de pesquisa aplicada terá nove espaços dedicados a pacientes das pesquisas desenvolvidas no InsCer; duas suítes de polissonografia e uma sala para o simulador de ressonância, equipamento usado em pacientes que tem fobias. O Centro de Imagem, onde são realizados os exames, vai ser expandido, com a aquisição de um novo equipamento de ressonância magnética de ponta e outro equipamento de tomografia, duplicando os exames oferecidos à comunidade.

A recepção será renovada, oferecendo mais conforto aos clientes, que também irão contar com um bistrô para alimentação e um moderno auditório com 240 lugares para uso da comunidade científica, acadêmica e da população.

A ampliação do Inscer é a primeira obra prevista no projeto Campus da Saúde, iniciativa inovadora no Sul do Brasil voltada ao ensino, à assistência e à promoção da saúde, de maneira integrada e multidisciplinar. O Campus congrega as Escolas de Ciências da Saúde e Medicina da PUCRS, com seis empreendimentos dedicados a essa área: além do InsCer, o Hospital São Lucas, o Parque Esportivo, o Centro de Reabilitação, o Centro Clínico e o futuro Healthcenter Care, um centro com serviços diferenciados voltados à saúde e ao bem-estar, que está em fase de desenvolvimento.

Sobre O InsCer

Em atividade desde 2012, o Instituto do Cérebro nasceu como uma aposta inovadora, multidisciplinar e multi-institucional, permitindo a pesquisadores de diferentes áreas e domínios reunirem-se em torno de um objetivo comum: avaliar, desenvolver e aplicar novas tecnologias, processos e tratamentos em saúde, notadamente no campo da neurologia. Um centro que une a pesquisa, a área acadêmica e a assistência em prol da saúde e bem-estar do ser humano.